A noção de Fluência (mais dinâmica), como o passo a seguir às Literacias (mais fixa, semi-móvel). A este propósito vejam a distinção feita por Demetri Orlando (2007). Em minha opinião é na passagem da semi-dinâmica (literacias) para as dinâmicas activas (fluências) que eu penso que os Professores/Formadores/Coaches devem estabelecer a Arquitetura que vai Guiar/Orientar/Ajudar ao Pathway to Effective Learning por parte do Aprendiz/Aluno/Formando ... Em qualquer caso, a "gasolina" do processo está nos diferenciais, nos "deltas" nos "gaps", nos "desvios" na diversidade , no conflito, na Coordenação de um Equilíbrio Instável... Os sistemas Educativos do Seculo XXI são sistemas dissipativos na linha de Ilia Prygogine... atuam longe do ponto de equilíbrio, havendo que contar sempre com «atratores estranhos», mas mesmo assim... nesta lógica da complexidade o Gerível é ..Possível.
-- Adaptado de Francisco Lavrador Pires
Aprendizado e crescimento:
ensino em congruência,
congruência em educação,
diagnóstico de oralidade
Palavras-chave:
formação em regiões de aprendizagem,
língua portuguesa,
aprendizagem em regiões, elocução, eloquência
Keywords:
literacy,
strategy-as-practice,
multi-lingual environments
ORLANDO, Demetri. Literacy vs. Fluency. December 2, 2007. Available from <
http://isenet.ning.com/group/librarians/forum/topic/show?id=1194706%3ATopic%3A6600 >. access on 2 Maech 2012.
http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=%22Strategy+as+practice%22+fluency+literacy&btnG=Pesquisar&lr=&as_ylo=&as_vis=0
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68
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GregorioIvanoff - 19 May 2012
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