Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page action in claims



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.DiagnosticoDeOralidader1.7 - 20 Mar 2017 - 16:33 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Quantos textos a criança tem na cabeça? Como são esses textos? Traz um texto mais complexo? Consegue narrar?


"A oralidade é esse conjunto de textos que a tradição vem peneirando ao longo do tempo e tornando cada vez mais bonitos e interessantes. A narrativa tem uma contribuição fundamental, trazendo essa progressão textual, vocabulário, o volume de texto manejado na memória. A narrativa é um grande estruturador da memória, não só na infância como na própria tradição das culturas. [...] As crianças são diferentes dos adultos, que ficam esperando a resposta. Elas tentam adivinhar, interpretar. [...]

[Quais as estratégias empregadas que foram mais eficazes?]

A combinação, o arranjo com os textos da tradição oral, a partir da cultura do aluno. Esse princípio de pesquisar o que o aluno sabe, ter um diagnóstico preciso da sala é fundamental. Você pode perceber que uma parte da sala tem muita dificuldade com textos orais, que não tem textos na memória. Dá para fazer trabalhos interdisciplinares com educação física e outras disciplinas. A narrativa, por exemplo. Pode-se explorar a intertextualidade, fazer uma rede de memórias de narrativas. [...] Outro recurso é o da informática, sobretudo na fase final. Os textos que trabalhamos na oralidade aparecem na tela, como jogos de leitura e escrita. Os alunos reconhecem imediatamente, às vezes por meio de um conjunto de palavras que pertence a uma determinada parlenda. O que queremos fazer no final é um material para o professor em que ele encontre formação e material para utilização em sala de aula. Se conseguirmos transformar isso em material impresso, teremos a possibilidade de fazer com que o professor tenha uma ambiência de formação, uma oficina de trabalho, em que pode lidar com o oral e o escrito." (BARROS, 2011)


Processo: desenvolvimento em linguagem


Aprendizado e crescimento: compreensão do texto pela oralidade, inconsciência fonológica, famílias silábicas, trava-língua, cordel, forró, analfabetos brincantes, histórias, adivinhas, jogos de palavras, brinquedos, oralidade presencial, professores em prática, ensino em congruência, metáforas, metonímias, hipérboles, código da escrita


Palavras-chave: ensino, interação em espaço, oficina da organização, linguagem em desenvolvimento, formação em regiões de aprendizagem, animacidade, fluência, método fônico, linha norte-americana, tradição de silabação da língua inglesa, silabário, memória, momento da leitura, intertextualidade, objeto em experiência, cultura oral das cidades grandes, princípio da leitura, jogos, manejo da palavra, contação de história em voz alta, funções da tradição oral, dificuldade de aprendizagem, progressão do texto, hábitos de estudo, consciência fonológica, oralidade, ritmo, parlendas, cantigas


Keywords: language socialization, identity construction in player types, code-switching, language development, Kohlberg's moral stages, cognitive conflict, repressive desublimation, group feelings, exposure, sociolinguistics, conflicted object, learning design, cognitive development, perceived self-efficacy, education in conflict, diverse needs children in the classroom, mathematics teaching, cognitive dissonance, oracy


Resultados: orientação à criança


BARROS, Rubem. A oralidade que faz escrever: Professor Claudemir Belintane: jogos da tradição oral, como adivinhas e trava-línguas, são o melhor caminho para introduzir a criança à escrita. Entrevista, Setembro 2011. Disponível em < http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/146/artigo234592-1.asp >. Acesso em 13 out. 2013.

GARCÍA-SÁNCHEZ, Inmaculada M. Serious Games: Code-Switching and Gendered Identities in Moroccan Immigrant Girls’ Pretend Play. International Pragmatics Association, Pragmatics 20:4.523-555 (2010). Available from < http://elanguage.net/journals/pragmatics/article/download/2838/2818 >. access on 16 October 2013.

GUTIÉRREZ, Priscilla Shannon. In Search of Bedrock: Organizing for Success With Diverse Needs Children in the Classroom. Journal of Latinos and Education. Vol. 1, Iss. 1, 2002. Available from < http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S1532771XJLE0101_5 >. access on 22 February 2013.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+oralidade&btnG=Pesquisar


Number of topics: 13


Express

Number of topics: 1


Ágora

Number of topics: 3


Persona

Number of topics: 2


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Oralidade

-- GregorioIvanoff - 13 Oct 2013
to top


Direitos de cópia © 1999-2017 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2017 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback