Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.CulturaNoBrasilr1.9 - 06 Mar 2024 - 01:03 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Palavras-chave: cultura em movimento, políticas culturais, espacialidade, movimento, adaptação, cultura, risco


Cultura brasileira. "A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa. Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui. São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas. [...]". Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira.htm >. Acesso em 20 dez. 2023.

Cultura do Brasil. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil >. Acesso em 5 mar. 2024.

Cultura Viva. Venha ver o resultado final do edital de fomento a Pontões de Cultura: Foram selecionadas ao todo 42 entidades culturais! Disponível em < https://www.gov.br/culturaviva/pt-br/acesso-a-informacao/noticias/2023/venha-ver-o-resultado-final-do-edital-de-fomento-a-pontoes-de-cultura >. Acesso em 22 dez. 2023.

Mapa da Rede Cultura Viva (Conexão com pontos de cultura). Disponível em < http://culturaviva.gov.br/ >. Acesso em 22 dez. 2023.

Magri, Caio. "O Brasil é marcado, historicamente, por registrar elevados níveis de desigualdades. Há temas em que as diferenças são abismais, como renda, educação e saúde. Como consequência, o país figura ano após ano entre as nações com o menor índice de igualdade em todo o mundo. De acordo com dados do índice Gini (medida usada pela ONU para aferir a desigualdade), o Brasil ocupa a 10ª colocação entre os países mais desiguais do planeta. Outro levantamento preocupante e que traz nosso país em uma posição de liderança, mas que não merece comemoração alguma, é o Global Wealth Report 2023. Segundo o relatório, o Brasil ocupa a primeira posição no ranking de concentração de renda e riquezas. Dados alarmantes do levantamento mostram que quase metade da riqueza do país (48,4%) está nas mãos de apenas 1% da população. [...]", 20 dez. 2023. Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/opiniao/2023/12/20/um-pais-mais-igualitario-utopia-ou-possibilidade-real.htm >. Acesso em 20 dez. 2023.

-- GregorioIvanoff - 20 Dec 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback