Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page strategies in risks



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.DesenvolvimentoEmLinguagemr1.39 - 27 Apr 2019 - 15:17 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=pt&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.ilanet.com.br%2Fcgi-local%2Fportal%2Fbin%2Fview%2FIlanet%2FDesenvolvimentoEmLinguagem


O pensamento vem antes da linguagem ou pensamento e linguagem são processos interdependentes? / The thought comes before language or thought and language are interdependent processes?


Texto extraído a partir de (original em português brasileiro):

Piaget e Vygotsky. Disponível em < http://www.oocities.org/eduriedades/piagetvygotsky.html > e < http://www.oocities.org/eduriedades/psicologia1.html >. Acesso em 21 dez. 2012.


Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento: Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem. Esta só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos. Piaget, todavia, estabeleceu uma clara separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela. Este é o caso das operações cognitivas que não podem ser trabalhadas por meio de treinamento específico feito com o auxílio da linguagem. Por exemplo, não se pode ensinar, apenas usando palavras, a classificar, a seriar, a pensar com reversibilidade. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.


Regarding the role of language for development and the relationship between language and thought: According to Piaget, the thought comes before language, which is only one of its forms of expression. The formation of thought basically depends on the coordination of sensory motor schemes and not of language. This can occur only after the child has reached a certain level of mental abilities, subordinating herself, to the thought processes. The language allows the child to evoke an object or event absent at communication of concepts. Piaget, however, established a clear separation between the information that can be passed through language and processes that do not seem to suffer any influence of it. This is the case of cognitive operations that can not be worked by means of specific training done with the aid of language. For example, you can not teach, just using words, to classify, to serialize, to think with reversibility. As for Vygotsky, thought and language are interdependent processes, from the beginning of life. The acquisition of language by the child modifies its higher mental functions: it gives a definite shape to thought, enables the emergence of imagination, the memory usage and the action planning. In this sense, language, unlike what Piaget postulates, systematizes the direct experience of children and therefore acquires a central role in cognitive development, reorganizing processes that are ongoing in it.


Processo: diagnóstico de oralidade


Aprendizado e crescimento: linguagem em desenvolvimento, diferenças em cognição, plano de desenvolvimento organizacional


Palavras-chave: credibilidade em padrões de sustentabilidade, redes sociais de pesquisa, educação em diferenças, desenvolvimento cognitivo, bem-estar, normas sociais, núcleo familiar, articulação social, economia, fluência, vivência, sociedade, entorno


English: development in language


Resultados: visão do conhecimento em diferenças, visão do conhecimento


BORODITSKY, Lera. Como a Linguagem Modela o Pensamento: Diferentes idiomas afetam de maneiras distintas a percepção do mundo. Scientific American Brasil, edição 106, Março 2011. Disponível em < http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/como_a_linguagem_modela_o_pensamento.html >. Acesso em 9 nov. 2011.

Daniel Tammet: Different ways of knowing. Disponível em < http://www.ted.com/talks/daniel_tammet_different_ways_of_knowing.html >. Acesso em 10 nov. 2011.

Malcolm Gladwell. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Malcolm_Gladwell >. Acesso em 21 jan. 2013.

PAGANOTTI, Ivan. Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal: Para Vygotsky, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno. Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=0 >. Acesso em 5 jul. 2011.

Psychopedagogy. Available from < http://en.wikipedia.org/wiki/Psychopedagogy >. access on 28 Deecember 2012.

Surroundings. Available from < http://en.wikipedia.org/wiki/Surroundings >. access on 29 December 2012.

The thought comes before language or thought and language are interdependent processes? ResearchGate. Available from < https://www.researchgate.net/post/Thought_comes_before_language_or_thought_and_language_are_interdependent_processes >. access on 6 January 2013.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=language+development+household+pressure+repression+joy+freedom+decisions+reading+disposition+learning+self+autonomy+independence+affective+relations+exposure+classroom+fears+conflict+child+thought&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Sam+Goldstein+language&btnG=Pesquisar


Number of topics: 42


Express

Number of topics: 5


Ágora

Number of topics: 11


Persona

Number of topics: 15


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 24 Dec 2012
to top


You are here: Ilanet > Software > SoftwareLivre > Linux > CasosSoftwareLivre > MerrillLynch > EstruturaEmLicenca > DesenvolvimentoEmLinguagem

to top

Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback