Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.RedesDeInformacaor1.3 - 21 Aug 2020 - 17:27 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Analisando o estilo da sociedade digital na qual vivemos, percebemos que o volume de conteúdo e informações em mídia digital vem crescendo rapidamente. Surge então, a necessidade de gerenciarmos melhor nossas informações pessoais e profissionais, para organizarmos nossas atividades do dia a dia.

O objetivo deste trabalho é apresentar um método de recuperação de informações que facilite uma determinada comunidade ou instituição, a organizar e recuperar informações armazenadas digitalmente, associando contextos pessoais, tecnológicos e institucionais, a arquivos digitais, e deste modo, facilitando o usuário a encontrar as informações e arquivos desejados baseados em suas associações mentais.

Assim apresento o método de comunicação RCPTIA Relação de Contextos Pessoais, Tecnológicos e Institucionais, criado na convergência de diferentes conceitos, como as bases biológicas da compreensão humana segunda MATURANA e VARELA, e o pensamento eco-sistêmico de MORAES. Considero também, a gestão de conhecimento nas organizações proposta por NONAKA e TAKEUCHI, VON KROGH, ICHIJO, DAVENPORT e PRUSAK, e SVEIBY, que apresenta os conceitos de contexto capacitante, de interações sociais e pessoais, de relações pessoais emotivas, da criação de confiança, de ambiente favorável, de linguagem comum e de codificação de conhecimento. Além disso, como contribuição da área de comunicação, utilizo os conceitos de linguagem como pensamento e cognição, de linguagem hipermídia, da forma associativa da mente funcionar e da influência digital no pensamento não linear.

Finalmente, o método de comunicação RCPTIA propõe uma taxionomia dinâmica que associa contextos pessoais, contextos institucionais e contextos tecnológicos a todo arquivo digital ou endereço na Internet. Desta forma é característica do método, permitir a cada usuário utilizar seu próprio sistema cognitivo nos indexadores de repositórios de documentos, da mesma forma que ele recupera informações em sua própria mente.


Palavras-chave: economia em rede, recuperação de informação, gestão de conhecimento, contextos capacitantes, contextos pessoais, hipermídia, cognição, busca, redes, Alexandre Campos Silva


Resultados: gestão do conhecimento


SILVA, Alexandre Campos, Gestão de Conhecimento: linguagem, forma e impacto na comunicação em redes de informação. Doutorado: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Área: Signo e Significação das Mídias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP. Disponível em < http://sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1790 >.

-- GregorioIvanoff - 26 May 2006
to top


You are here: Ilanet > Cultura > GestaoDoConhecimento > RedesDeInformacao

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback