Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Working on page activity
Trabalhando na página atividade

Report / Balanço
Headway / Avanço
Sustainability / Sustentabilidade
Feasibility / Exequibilidade
Survivability / Sobrevivência
Market / Mercado

  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



About this / Sobre isso
Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Agora.InterfacesDeProcessosr1.4 - 02 Jan 2013 - 21:12 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Os Portais Corporativos no Cotidiano Profissional


NOGUEIRA, Edson Ramos. Os Portais Corporativos no Cotidiano Profissional, Trabalho de Conclusão de Disciplina de Gestão do Conhecimento, Pós-graduação em Business Intelligence, Turma 2LL, FIAP, 2005.


É grande a quantidade de empresas que, hoje, estão se aprofundando em um conceito cada vez mais comentado de cotidiano profissional: o de Portais Corporativos. E as dúvidas, geralmente, são duas:

1) O que é isso?

2) Como isso muda o formato de trabalho dentro das empresas?

Em primeiro lugar, é importante entender que um portal corporativo NÃO é uma Intranet turbinada, e nem tampouco um Web site repleto de informações e processos dos mais diversos. Um portal corporativo é tudo isso. É um conjunto de aplicações inteiramente integradas e apresentadas em interfaces objetivas, claras, como portas personalizadas para todos os processos dentro das empresas. Contas a pagar e a receber, controle de estoque, comercial, pipeline de prospecção, metas, comunicação corporativa, normas e procedimentos, gerenciadores de documentos, workflows de aprovação de business plans internos etc.Em resumo, um Portal Corporativo é a representação digital de uma empresa comum. É ter absolutamente todos os processos convertidos para o ambiente Web - o que aumenta a agilidade e, sobretudo, a economia de escala.

Isso nos leva à resposta para a segunda pergunta: tudo muda com um Portal Corporativo. Digitais ou não, as contas continuam sendo pagas e as ações sendo feitas; relatórios continuam sendo apresentados e metas, revisadas; e assim por diante. A estrutura básica, o esqueleto de sustentação da empresa continua o mesmo. Só que mais ágil e mais competitivo. Esta é a diferença.

Empresas mais ágeis são, por natureza, mais eficazes, conseguindo resultados mais relevantes. Agilidade aliada a um nível quase inacreditável de organização, por outro lado, eleva todo o patamar competitivo a um nível obsessivo, por assim dizer.

E, por mais que pareça um mundo ideal demais, quase platônico, não se deve esquecer de que hoje, já é algo que está sendo posto em prática por empresas as mais diversas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Pois bem: e os profissionais? Cada vez mais, será exigida uma fluência e intimidade com a interface Web. Quanto mais o profissional souber tirar de vantagem do meio, melhor. Ele fica mais competitivo no ambiente interno. A agilidade tem que ser maior, juntamente com a criatividade direcionada a resultados e a um planejamento estratégico pessoal para atingir a metas que, certamente, só irão aumentar.

Os vencedores são os profissionais acostumados ao dinamismo do mundo Web, que o enxergam como aliado, e não como uma barreira. Para estes, obcecados por informação, pesquisadores constantes, ágeis e fluentes com o termo "tecnologia", os Portais Corporativos facilitarão o dia-a-dia de forma brutal.

Os outros profissionais, no entanto - mais acomodados e com uma certa resistência a mouses e teclados - correm um sério risco de entrar em extinção. Para sobreviver, precisarão criar um hábito de quebrar os seus paradigmas e formatos de trabalho, modernizando-se a cada dia, hora e instante.

O conceito de Portal Corporativo é a concretização de todas as previsões feitas lá pelos idos do ano 2000, quando se idealizava uma empresa digital, tendo o dinamismo como regra número um de sobrevivência. E é algo que já está acontecendo.

Adaptar-se a isso não é uma opção, é um dos novos pré-requisitos de um mercado em constante evolução.

Conclusão : Nesta Era da Informação em que estamos, necessitamos cada vez mais agilizar as informações para tomadas de decisões e ao mesmo tempo, precisamos facilitar o acesso a essas informações para nossos Usuários (Clientes), procurando organizar os assuntos, de tal forma que, mesmo com um numero elevado de informações, o acesso seja sempre rápido e objetivo.


Palavras-chave: acesso à informação, documentos da empresa


Keywords: Job Universe


Disponível em < http:\\www.datasuldirect.com.br >.

Disponível em < http:\\www.cadmus.com.br >.

-- GregorioIvanoff - 27 Sep 2010, Main.guest - 24 Aug 2004
to top


You are here: Agora > PortaisCorporativos > InterfacesDeProcessos

to top

Direitos de cópia © 1999-2020 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2020 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback