Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page action in claims



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.RedesSociaisDePesquisar1.15 - 06 Jul 2017 - 15:52 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Redes sociais de pesquisa envolvem grupos, centros e institutos de pesquisa. A atuação em redes sociais de pesquisa está relacionada com a coordenação e moderação de grupos e comunidades. Do ponto de vista organizacional, implica na administração de infraestrutura virtual.


Rede social para cientistas tem mais de 1 milhão de usuários

13/01/2012

Agência FAPESP – Mais de 1,3 milhão de pesquisadores de diversos países – 35 mil só do Brasil – já se inscreveram na plataforma ResearchGate, uma espécie de Facebook dos cientistas. A proposta da rede social é facilitar a comunicação e a troca de experiências entre pessoas que atuam na mesma área de investigação.

Como outras redes, o ResearchGate conta com diversos grupos de discussão, nos quais os membros podem fazer e responder perguntas. Mas, diferentemente de outros sites do gênero, os perfis dos participantes são estruturados como se fossem um currículo científico, o que facilita a busca de usuários por área de atuação.

Além disso, os pesquisadores podem incluir um índice com suas publicações e um blog pessoal. Um calendário informa os participantes sobre eventos científicos em todo o mundo e uma bolsa de empregos oferece mais de 13 mil vagas nas diversas áreas da ciência.

A plataforma é gratuita e foi criada em 2008 pelo médico alemão Ijad Madisch, graduado em Hannover e pós-graduado em Harvard. Ele conta que teve a ideia quando fazia a pós nos Estados Unidos e deparou com um problema para o qual não achava resposta.

Madisch conheceu um colega que pesquisava o mesmo assunto e tentou manter contato com ele pela internet, mas sentiu que faltava uma ferramenta adequada para isso.

“Grande parte dos recursos gastos em uma pesquisa acaba cobrindo experiências malsucedidas, que não ganham espaço nas publicações”, disse.

Com o ResearchGate, segundo Madisch, os cientistas podem receber informações sobre os trabalhos de colegas do mundo inteiro, inclusive sobre as experiências que não deram certo. Isso evitaria repetir o que já se mostrou falho.

De acordo com os administradores do site, 30 brasileiros, em média, se registram diariamente.

Mais informações: http://www.researchgate.net


Processo: experiências inovadoras


Aprendizado e crescimento: exposição, expressão, representação


Palavras-chave: abordagem baseada em modelagem, infraestrutura virtual em coordenação, gestão em grupos, abordagens sociais, organização virtual, inovação aberta, pesquisa


Keywords: top science research social networks, research social networks


Brasil: Brasil em mercados globais, GAS PCS EPUSP, eLabSoft PRO EPUSP, PUC-SP MBIS, GetGC, ABEE SP


Resultados: pesquisa e desenvolvimento


Brasil rivaliza com China em ranking da base de dados ResearcherID, 7 mai. 2013. Disponível em < http://agencia.fapesp.br/17233 >. Acesso em 7 mai. 2013.

Mais de 400 ferramentas de gestão de pesquisa disponíveis para os pesquisadores – edição 2017. Disponível em < http://www.sibi.usp.br/noticias/ferramentas-gestao-pesquisa-disponiveis-pesquisadores-2016/ >. Acesso em 27 jun. 2017.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Rede+social+para+cientistas+tem+mais+de+1+milh%C3%A3o+de+usu%C3%A1rios%22&btnG=Pesquisar&meta=


Number of topics: 1


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 0


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 15 May 2010
to top


You are here: Ilanet > TWikiUsers > GregorioIvanoff > CurriculoGregorioBittarIvanoff > RedesSociaisDePesquisa

to top

Direitos de cópia © 1999-2017 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2017 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback