Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.ConhecimentoEmAcaor1.75 - 29 Jul 2021 - 12:28 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - Atenção: Express é mais um espaço desta infraestrutura virtual. Express é a área [semi-eixo] dedicada a negócios. Qualquer registro feito aqui visa atender a interesses comerciais. A infraestrutura opera em um ambiente wiki e as modificações devem ser provenientes de um número significativo de indivíduos, entidades e instituições.


Knowledge in action 2021 / Conhecimento em ação 2021: Strategies in outcomes / Estratégias em resultados. Research and knowledge production activities indicated in 2021 Scorecard / Atividades de pesquisa e produção de conhecimento indicadas em Pontos 2021, 5 June / jun. 2021. Available from / Disponível em < http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/KnowledgeInAction?skin=print.pattern >. access on / Acesso em 5 June / jun. 2021.


English


Faça uma autoavaliação.


Módulo 1 - Introdução


Qual conhecimento?


O caráter sempre inacabado do conhecimento deve ser considerado como um postulado da epistemologia, pois o ato de conhecer nunca é pleno. O erro não pode ser totalmente eliminado. Somos obrigados a trabalhar com aproximações, mesmo nas ciências ditas exatas. É preciso, pois, compreender como se dá a retificação incessante do pensamento diante do real. Por isso, Bachelard dedicou este Ensaio sobre o Conhecimento Aproximado, sua tese de doutoramento, a "acompanhar o conhecimento em sua tarefa de refinamento, precisão e busca de clareza. (...) Uma filosofia do inexato pode propor um novo sentido aos conceitos de realidade e de verdade." A tese, quando defendida, recebeu o Prêmio Gegner, e com o tempo tornou-se um clássico da filosofia da ciência (Bachelard, 2004).


Testes  
Monitoramento  
Políticas  
Desenvolvimento Contexto
Campos, pontos de vista, orientação Comunicação, informação e conhecimento
Etapas, levantamento, informações relevantes, oficina da organização Pessoas, instituições, entidades, grupos, microcomunidades, interferências
A universidade, o programa educacional, a coordenação acadêmica e o agente de conhecimento  


Módulo 2 - Definições e conceitos


Intenção organizacional Intenção
Conhecimento Economia do conhecimento
Prática, produção, elaboração, representação, comunicação, mensuração Mapas estratégicos
Avaliação, realização, testes, inventários Estilos de aprendizagem, carreira, criatividade, personalidade


Módulo 3 - Mudança organizacional


Desenvolvimento em conhecimento


O programa pode ser iniciado com a realização da atividade regulação em desempenho.


Mudanca organizacional contempla desenvolvimento humano e desenvolvimento organizacional. O assunto de recursos humanos é abordado nesses tópicos.


Liderança  
Tipos Personalidade, Aprendizagem, Criatividade
Estilos  


Módulo 4 - Autodesenvolvimento


Competências do agente de conhecimento
Aprendendo a ouvir
O processo de aprendizagem
Competência, Habilidade e Conhecimento
Competências Técnicas, Cognitivas e Relacionais
Aperfeiçoamento da Percepção
Plano de Auto-Desenvolvimento Pessoal


Módulo 5 - Estratégias


Arquiteturas, Métodos, Processos e Tecnologias JACOBSON
Competência para o auto-didatismo  
A preparação de um elenco de competências para a gestão do conhecimento  
A capacidade de lidar com metáforas, analogias e modelos  
A capacidade de estimular a observação, a reflexão e a ação Mediação


Módulo 6 - A criação do conhecimento como um processo de interação


Conhecimento tácito e explícito
A espiral de criação do conhecimento
Tecnologias utilizadas para cada uma das fases do ciclo de criação do conhecimento


Módulo 7 - Estruturas produtivas em conhecimento


Conversão de conhecimento  
Química entre especialistas e clientes  
Alavancagem Operacional  
Plano de desenvolvimento do conhecimento Empresa


Módulo 8 - Comunidades


Organização em comunidades Plano de relacionamento com comunidades


Módulo 9 - Auditoria de ativos intangíveis


Precisão de formulação de declaração Medidas
  Gerenciamento


Módulo 10 - Conclusões e apresentações de projetos


Estratégia em avaliação: verificação e consolidação de transações realizadas sobre a estratégia em conhecimento selecionada.


Revisão do perfil / currículo do agente de conhecimento
Competências chave, ativos estratégicos, estratégia de gestão, referências e reconfiguração de referências
Acordo coletivo de compromissos
Aprender a aprender (organização em aprendizagem)
O mapa estratégico [Scorecard] de gestão de conhecimento
O [desafio de articular o]s níveis pessoal, da empresa e das comunidades


Palavras-chave: programa educacional em objetivos, organização em agentes, casos em produção, educação virtual, princípios comuns, mudança organizacional, cidades enxutas, acordo coletivo, desenvolvimento, conhecimento, comunidades, alinhamento, desempenho, comunidades, organização, certificação, incentivos, educação, barreiras, empresas, atividade, controle, recursos, pessoas, negócio, agentes, prática, preços, pontos, sinais, níveis, custo, Gregorio Bittar Ivanoff


English: knowledge in action


Resultados: disciplina de gestão do conhecimento


Bachelard, Gaston. Ensaio Sobre o Conhecimento Aproximado, 2004. Disponível em < https://www.amazon.com/Ensaio-Conhecimento-Aproximado-Gaston-Bachelard/dp/8585910623 >. Acesso em 17 ago. 2020.

Claims in practice 2021 / Reivindicações em prática 2021. Opportunities and offerings indicated in 2021 Scorecard / Oportunidades e ofertas indicadas em Pontos 2021, 17 November / nov. 2020. Available from / Disponível em < http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Ilanet/ClaimsInPractice?skin=print.pattern >. access on / Acesso em 17 November / nov. 2020.


Apresentação


Esta página é um registro de experiências sobre atividades genéricas de gestão em conhecimento e inovação. As qualidades indicadas também foram promovidas em outras atividades específicas, apresentadas em páginas relacionadas com os temas de conhecimento ou gestão.


Credenciamento


Uma apresentação envolvendo o conhecimento em desempenho pode contribuir com a qualificação de interesses, práticas e organização.


Sobre o conhecimento em resultados


Motivos que se pode considerar para o envolvimento com este programa de desenvolvimento são: estratégias de negociação, transições profissionais, práticas ESG, desempenho social corporativo, cadeias de suprimentos adaptáveis, impostos, reconhecimento sustentável, coesão social, serviço público, futuro do trabalho, educação, interesses.


Sobre o conhecimento em ação


A princípio, o conhecimento em ação refere-se ao conhecimento organizado ou à organização em conhecimento. Reconhece-se entretanto que o conhecimento poderia estar "desorganizado", não ser congruente, ser irracional, ilógico, intuitivo, inconsciente. Uma reflexão inicial sobre as dinâmicas de conhecimento pode ser produzida a partir do exercício disponível em teste de personalidade. Trata-se de teste desenvolvido com base na teoria de Carl G. Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers.


Organização


Esta página é uma de várias iniciativas de educação em conhecimento.


Objetivos


Provocar a reflexão sobre a relação entre valor e conhecimento. Identificar, reconhecer e avaliar resultados de processos de aquisição, geração, armazenamento e difusão. Explorar o conhecimento nos contextos individual, organizacional e social. Debater estratégias de gestão intensivas em conhecimento nas sociedades atual e emergente.


Sobre agentes em conhecimento


A figura genérica do agente de conhecimento é escolhida para representar o destinatário esperado da intervenção que é descrita nesta página. Para outros destinatários específicos sugere-se avançar sobre educação em conhecimento.


Aprendizagem na prática


Identificar métodos de avaliação e de busca de resultados no desenvolvimento de produtos e serviços intensivos em conhecimento, considerando, entre outras possibilidades, confiança, identidades, formação, aprendizagem e organização;

Identificar atividades profissionais intensivas em conhecimento e caracterizar agentes de conhecimento envolvidos na sua execução;

Selecionar e integrar arquiteturas, métodos, processos e ferramentas na promoção de iniciativas de gestão em conhecimento;

Propor alternativas e possibilidades de métodos econômicos com atividades intensivas em conhecimento;

Descrever sujeitos, objetos, atores, agentes, contexto, organização e partes interessadas, observando situações em que possam ocorrer falhas;

Participar, quando apropriado, da elaboração de projetos de intervenção no sistema de conhecimento.


Recursos


Level / Nível Rating / Classificação Outcomes / Resultados sortScenarios / Cenários sort
Report / Balanço 6    
Headway / Avanço 5 - Sociability / Sociabilidade Annette and Solomon / Salomão: social learning by connecting people and creating a community memory / aprendizagem social conectando pessoas e criando uma memória comunitária Social learning scenario / Cenário de aprendizagem social
Sustainability / Sustentabilidade 4 - Community / Comunidade Carmen: traffic optimisation / otimização de tráfego Traffic optimisation scenario / Cenário de otimização de tráfego
Feasibility / Exequibilidade 3 - Efficiency / Eficiência Fiorella: personal ambient communicator / comunicador ambiente pessoal Road warrior scenario / Cenário da guerreira de viagem
Survivability / Sobrevivência 2 - Personality / Individualidade Federico: connecting people and expressing identities / conectando pessoas e expressando identidades Digital Me Scenario (D-Me) / Cenário de Eu Digital (Eu-D)
Market / Mercado 1    


[17 ago. 2020] Iniciado o trabalho sobre a aplicação de recursos financeiros em atividades específicas de desenvolvimento.

[15 ago. 2020] Adotada iniciativa de atualização da página com sugestões e preços para a educação que considera a centralidade do conhecimento [organizacional]. Pensada a proposta de um programa de desenvolvimento em conhecimento a partir da interação com esta página. Em testes.

[13 ago. 2020] Exploração sobre a análise do processo organizacional em comunidades. Tentativa de identificação de constrangimentos (restrições, limitações, regras obrigatórias etc.) no processo organizacional de comunidades. Uma próxima etapa pode levar em consideração os processos educacionais envolvidos.

-- GregorioIvanoff - 30 Mar 2019
to top


You are here: Express > NegociosEmConhecimento > ConhecimentoEmAcao

to top

Direitos de cópia © 1999-2021 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2021 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback