Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).




Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Express.ConhecimentoEmAcaor1.12 - 28 Jul 2019 - 03:13 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Apresentação


Esta página é um registro de experiências sobre atividades genéricas de gestão em conhecimento e inovação. As qualidades indicadas também foram promovidas em outras atividades específicas, apresentadas em páginas relacionadas com os temas de conhecimento ou gestão.


Sobre o conhecimento em ação


A princípio, o conhecimento em ação refere-se ao conhecimento organizado ou à organização em conhecimento. Reconhece-se entretanto que o conhecimento poderia estar "desorganizado", não ser congruente, ser irracional, ilógico, intuitivo, inconsciente. Uma reflexão inicial sobre as dinâmicas de conhecimento pode ser produzida a partir do exercício disponível em teste de personalidade. Trata-se de teste desenvolvido com base na teoria de Carl G. Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers.


Organização


A atualização desta página é uma iniciativa de Educação Reivindicações em prática.


Objetivos


Provocar a reflexão sobre a relação entre valor e conhecimento. Identificar, reconhecer e avaliar resultados de processos de aquisição, geração, armazenamento e difusão. Explorar o conhecimento nos contextos individual, organizacional e social. Debater estratégias de gestão intensivas em conhecimento nas sociedades atual e emergente.


Sobre agentes em conhecimento


A figura genérica do agente de conhecimento é escolhida para representar o destinatário esperado da intervenção que é descrita nesta página. Para outros destinatários específicos sugere-se a consulta à página de disciplina de gestão do conhecimento ou à iniciativa de Educação Reivindicações em prática.


Aprendizagem na Prática


Identificar métodos de avaliação e de busca de resultados no desenvolvimento de produtos e serviços intensivos em conhecimento, considerando, entre outras possibilidades, confiança, identidades, formação, aprendizagem e organização;

Identificar atividades profissionais intensivas em conhecimento e caracterizar agentes de conhecimento envolvidos na sua execução;

Selecionar e integrar arquiteturas, métodos, processos e ferramentas na promoção de iniciativas de gestão em conhecimento;

Propor alternativas e possibilidades de métodos econômicos com atividades intensivas em conhecimento;

Descrever sujeitos, objetos, atores, agentes, contexto, organização e partes interessadas, observando situações em que possam ocorrer falhas;

Participar, quando apropriado, da elaboração de projetos de intervenção no sistema de conhecimento.


Processo em resultados


Módulo 1 - Introdução

Contexto da Gestão do Conhecimento Contexto em organização, Visão do conhecimento em organização
Visão Comunicação, Informação e Conhecimento
Etapas, levantamento, informações relevantes, oficina da organização? Pessoas, instituições, entidades, grupos, microcomunidades
A universidade, o programa educacional, a coordenação acadêmica e o agente de conhecimento  

Módulo 2 - Definições e Conceitos

  Economia do Conhecimento
Prática, produção, elaboração, representação, comunicação, mensuração Mapas de conhecimento?, mapas estratégicos, mapas conceituais?
Avaliação, realização, testes, inventários Estilos de aprendizagem, carreira, criatividade, personalidade

Módulo 3 - Recursos Humanos

Liderança
Tipos
Estilos

Módulo 4 - Auto-Desenvolvimento Pessoal

Competências do Agente de Conhecimento
Aprendendo a ouvir
O processo de aprendizagem
Competência, Habilidade e Conhecimento
Competências Técnicas, Cognitivas e Relacionais
Aperfeiçoamento da Percepção
Plano de Auto-Desenvolvimento Pessoal

Módulo 5 - Estratégias

Arquiteturas, Métodos, Processos e Tecnologias JACOBSON
Competência para o auto-didatismo  
A preparação de um elenco de competências para a gestão do conhecimento  
A capacidade de lidar com metáforas, analogias e modelos  
A capacidade de estimular a observação, a reflexão e a ação Mediação

Módulo 6 - A criação do conhecimento como um processo de interação

Conhecimento tácito e explícito
A espiral de criação do conhecimento
Tecnologias utilizadas para cada uma das fases do ciclo de criação do conhecimento

Módulo 7 - Estruturas produtivas de empresas de conhecimento

Conversão de conhecimento
Química entre especialistas e clientes
Alavancagem Operacional
Plano de desenvolvimento do conhecimento na empresa

Módulo 8 - Comunidades

Plano de relacionamento com comunidades

Módulo 9 - Auditoria de Ativos Intangíveis

Medidas
Gerenciamento

Módulo 10 - Conclusões e apresentações de projetos

Revisão do perfil / currículo do agente de conhecimento
Competências chave, ativos estratégicos, estratégia de gestão, referências e reconfiguração de referências
Acordo coletivo de compromissos
Aprender a aprender
O Scorecard de Gestão de Conhecimento
Os níveis pessoal, da empresa e das comunidades


Processo: resultados em conhecimento


Aprendizado e crescimento: conhecimento em educação


Palavras-chave: mudança organizacional em educação, conhecimento em tipos, educação em mudança organizacional, programa educacional em objetivos, perfil em educação, organização em agentes, conhecimento em agente, negócios em conhecimento, ensino em conhecimento

-- GregorioIvanoff - 30 Mar 2019
to top


You are here: Express > NegociosEmConhecimento > ConhecimentoEmAcao

to top

Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback