Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.ConhecimentoAproximador1.2 - 19 Apr 2022 - 12:26 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
O caráter sempre inacabado do conhecimento deve ser considerado como um postulado da epistemologia, pois o ato de conhecer nunca é pleno. O erro não pode ser totalmente eliminado. Somos obrigados a trabalhar com aproximações, mesmo nas ciências ditas exatas. É preciso, pois, compreender como se dá a retificação incessante do pensamento diante do real. Por isso, Bachelard dedicou este Ensaio sobre o Conhecimento Aproximado, sua tese de doutoramento, a "acompanhar o conhecimento em sua tarefa de refinamento, precisão e busca de clareza. (...) Uma filosofia do inexato pode propor um novo sentido aos conceitos de realidade e de verdade." A tese, quando defendida, recebeu o Prêmio Gegner, e com o tempo tornou-se um clássico da filosofia da ciência (veja Bachelard, 2004).


Aprendizado e crescimento: conhecimento em ação


Palavras-chave: Gaston Bachelard, GetGC


Bachelard, Gaston. Ensaio Sobre o Conhecimento Aproximado, 2004. Disponível em < https://www.amazon.com/Ensaio-Conhecimento-Aproximado-Gaston-Bachelard/dp/8585910623 >. Acesso em 17 ago. 2020.

-- GregorioIvanoff - 16 Aug 2020
to top


You are here: Ilanet > GetGC > ConhecimentoAproximado

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback