Skip to topic | Skip to bottom
Home
Main
Main.AprendizagemSocialr1.7 - 13 Dec 2020 - 15:14 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Cenário de aprendizagem social


[Cenário de aprendizagem social pela conexão de pessoas e criação da memória da comunidade (sociável, humanístico; comunidade)]


Annette e Salomão


English - É a reunião plenária de um grupo de estudos ambientais em um 'Ambiente para aprendizagem social' local. O grupo varia de 10 a 75 anos. Eles compartilham um desejo comum de entender o meio ambiente e a gestão ambiental. É liderado por um mentor cujo papel é orientar e facilitar a operação do grupo, mas que não tem necessariamente muito conhecimento sobre gestão ambiental. O plenário ocorre em uma sala parecida com um vestíbulo de hotel, com móveis confortáveis ​​e arranjos agradáveis. A reunião está aberta das 7:00 às 23:00 horas. A maioria dos participantes fica lá por 4-6 horas. Um grande grupo chega por volta das 09h30. Alguns estão programados para trabalhar juntos em tempo real e no espaço e, portanto, foram solicitados a estar presentes juntos (o ambiente acessa suas agendas para fazer o agendamento).

Um membro está chegando: ao entrar na sala e encontrar um lugar para trabalhar, ela ouve uma voz familiar perguntando: “Olá Annette, recebi a tarefa que você fez ontem à noite em casa: você está satisfeita com os resultados?” Annette responde que ela estava feliz com sua estratégia para gerenciar florestas, desde que tivesse acertado o modelo climático: tinha menos certeza disso. Annette é uma aluna ativa e avançada, portanto o ambiente diz que pode ser útil se Annette passar algum tempo hoje tentando resolver o problema do modelo usando recursos avançados de simulação e projeção interativa. Em seguida, pergunta se Annette faria uma breve apresentação ao grupo. O ambiente passa brevemente pelo entendimento da disponibilidade e das preferências de Annette para o dia de trabalho. Finalmente, Annette concorda com seu programa de trabalho para o dia.

Uma conversa particularmente longa acontece com Salomão, que acaba de se mudar para a área e se juntar ao grupo. O ambiente estabelece a identidade de Salomão; pede a Salomão o nome de um ambiente que 'conheça' Salomão; obtém permissão da Salomão para adquirir informações sobre os antecedentes e a experiência de Salomão em estudos ambientais. O ambiente então sugere que Salomão participe da reunião e se apresente ao grupo.

Nessas conversas particulares, os estados mentais do grupo são sincronizados com o ambiente, os planos de trabalho individuais e coletivos são acordados e, na maioria dos casos, verificados com o mentor através do ambiente. Em alguns casos, a assistência do mentor é solicitada. Uma reunião plenária agendada começa com aqueles que estão presentes. Salomão se apresenta. Annette faz uma apresentação em 3D de sua tarefa. Um membro do grupo faz perguntas sobre uma das decisões de Annette e são projetadas visualizações alternativas. Durante a apresentação, o mentor está fornecendo observações e perguntas ao ambiente, juntamente com William, um especialista que foi convidado a participar da reunião. William, embora a milhares de quilômetros de distância, se junta para fazer um comentário e responder a algumas perguntas. A sessão termina com uma discussão de como o trabalho de Annette contribui para o dos outros e a proposta de agendas para o restante do dia. O ambiente sugere uma programação envolvendo sessões compartilhadas e individuais.

Durante o dia, indivíduos e subgrupos localizam-se em espaços apropriados no ambiente para buscar experiências de aprendizagem apropriadas no ritmo que lhes convém. O ambiente negocia seu grau de participação nessas experiências com a ajuda do mentor. Durante o dia, o mentor e o ambiente conversam com frequência, estabelecendo onde o mentor pode gastar seu tempo com mais utilidade e, em alguns casos, alterando o cronograma. O ambiente e o mentor passarão algum tempo negociando experiências compartilhadas com outros ambientes - por exemplo, montando um único concerto musical com musicistas de dois ou mais locais distantes. Eles também irão lidar com pedidos de referências / perfis de indivíduos. O tempo gasto no ambiente termina negociando uma tarefa de casa com cada indivíduo, mas somente depois de terem sido informados sobre o que o ambiente espera que aconteça pelo resto do dia e marcando compromissos para o dia seguinte ou para o próximo encontro.


Palavras-chave: comunidade


ISTAG. Scenarios for Ambient Intelligence in 2010. EC - Community Research - IST 2001. Available from < https://www.researchgate.net/publication/262007900_Scenarios_for_ambient_intelligence_in_2010 >. access on 5 December 2019.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.


Hospitality / Hospitalidade


This table shows the four areas of ilanet virtual infrastructure and its correspondence to ambient intelligence scenarios. / Esta tabela mostra as quatro áreas da infraestrutura virtual da ilanet e sua correspondência com os cenários de inteligência do ambiente.


1: Fiorella: personal ambient communicator / comunicador ambiente pessoal Efficiency / Eficiência (Express) 3: Carmen: traffic optimisation / otimização de tráfego
Personality / Individualidade (Persona)   Community / Comunidade (Ilanet)
2: Federico: connecting people and expressing identities / conectando pessoas e expressando identidades Sociability / Sociabilidade (Ágora) 4: Annette and Solomon / Salomão: social learning by connecting people and creating a community memory / aprendizagem social conectando pessoas e criando uma memória comunitária

-- GregorioIvanoff - 25 Dec 2019
to top


You are here: Main > Carmen > SocialLearning > AprendizagemSocial

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback