Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.DessublimacaoRepressivar1.2 - 30 Oct 2023 - 19:29 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - O teórico político Herbert Marcuse era um grande fã de Freud e viveu as convulsões sociais da década de 1960. Ele queria explicar como as sociedades podiam passar por períodos de libertação social, como as contraculturas e revoluções de meados do século XX, e ainda assim permanecer sob o controle (muitas vezes estrito) de governos e corporações. Como os EUA poderiam ter passado por todos esses protestos nos anos 60, mas nunca derrubaram o governo? A resposta, ele decidiu, era um estado emocional peculiar conhecido como "dessublimação repressiva". Lembre-se, Freud disse que a sublimação é quando você direciona suas energias sexuais para algo não sexual. Mas Marcuse viveu durante uma época em que as pessoas estavam direcionando suas energias sexuais para o sexo - era a era da liberação sexual, quando o amor livre reinava. As pessoas estavam dessublimando. E ainda assim eles continuaram a ser reprimidos por muitas outras restrições sociais, provenientes da vida corporativa, das forças armadas e do governo. Marcuse sugeriu que a dessublimação pode realmente ajudar a solidificar a repressão. Atua como uma válvula de escape para nossos desejos, para que não tentemos nos libertar de outras restrições sociais. Um bom exemplo de dessublimação repressiva são as festas intensas que acontecem na faculdade. Frequentemente, as pessoas na faculdade bebem muito, drogam-se e namoram - enquanto ao mesmo tempo estudam muito e tentam se preparar para o trabalho. Em vez de questionar por que temos que pagar muito dinheiro para nos dedicarmos ao aprendizado mecânico e conseguir empregos corporativos, apenas obedecemos às regras e fazemos sexo louco e bêbado todo fim de semana. Dessublimação repressiva! (NEWITZ, 2011).


Palavras-chave: diagnóstico de oralidade, tolerância, repressão, Sigmund Freud


English: repressive desublimation


NEWITZ, Annalee. 10 Psychological States You've Never Heard Of — And When You Experienced Them, 20 June 2011. Available from < http://io9.com/5813475/10-psychological-states-youve-never-heard-of--and-when-you-experienced-them >. access on 20 June 2013.

-- GregorioIvanoff - 21 Feb 2021
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback