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Atenção: Express é mais um espaço desta infraestrutura virtual. Express é a área [semi-eixo] dedicada a negócios. Qualquer registro feito aqui visa atender a interesses comerciais. A infraestrutura opera em um ambiente wiki e as modificações devem ser provenientes de um número significativo de indivíduos, entidades e instituições.
Knowledge in action 2021 /
Conhecimento em ação 2021:
Strategies in outcomes /
Estratégias em resultados. Research and knowledge production activities indicated in
2021 Scorecard / Atividades de pesquisa e produção de conhecimento indicadas em
Pontos 2021, 5 June / jun.
2021. Available from / Disponível em <
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/KnowledgeInAction?skin=print.pattern >. access on / Acesso em 5 June / jun.
2021.
English
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autoavaliação.
Módulo 1 - Introdução
Qual conhecimento?
O caráter sempre inacabado do conhecimento deve ser considerado como um postulado da epistemologia, pois o ato de conhecer nunca é pleno. O erro não pode ser totalmente eliminado. Somos obrigados a trabalhar com aproximações, mesmo nas ciências ditas exatas. É preciso, pois, compreender como se dá a retificação incessante do pensamento diante do real. Por isso, Bachelard dedicou este Ensaio sobre o Conhecimento Aproximado, sua tese de doutoramento, a "acompanhar o conhecimento em sua tarefa de refinamento, precisão e busca de clareza. (...) Uma filosofia do inexato pode propor um novo sentido aos conceitos de realidade e de verdade." A tese, quando defendida, recebeu o Prêmio Gegner, e com o tempo tornou-se um clássico da filosofia da ciência (Bachelard, 2004).
Testes | |
Monitoramento | |
Políticas | |
Desenvolvimento | Contexto |
Campos, pontos de vista, orientação | Comunicação, informação e conhecimento |
Etapas, levantamento, informações relevantes, oficina da organização | Pessoas, instituições, entidades, grupos, microcomunidades, interferências |
A universidade, o programa educacional, a coordenação acadêmica e o agente de conhecimento | |
Módulo 2 - Definições e conceitos
Intenção organizacional | Intenção |
Conhecimento | Economia do conhecimento |
Prática, produção, elaboração, representação, comunicação, mensuração | Mapas estratégicos |
Avaliação, realização, testes, inventários | Estilos de aprendizagem, carreira, criatividade, personalidade |
O programa pode ser iniciado com a realização da atividade
regulação em desempenho.
Mudanca organizacional contempla
desenvolvimento humano e
desenvolvimento organizacional. O assunto de recursos humanos é abordado nesses tópicos.
Módulo 4 - Autodesenvolvimento
Competências do agente de conhecimento |
Aprendendo a ouvir |
O processo de aprendizagem |
Competência, Habilidade e Conhecimento |
Competências Técnicas, Cognitivas e Relacionais |
Aperfeiçoamento da Percepção |
Plano de Auto-Desenvolvimento Pessoal |
Arquiteturas, Métodos, Processos e Tecnologias | JACOBSON |
Competência para o auto-didatismo | |
A preparação de um elenco de competências para a gestão do conhecimento | |
A capacidade de lidar com metáforas, analogias e modelos | |
A capacidade de estimular a observação, a reflexão e a ação | Mediação |
Módulo 6 - A criação do conhecimento como um processo de interação
Conhecimento tácito e explícito |
A espiral de criação do conhecimento |
Tecnologias utilizadas para cada uma das fases do ciclo de criação do conhecimento |
Módulo 9 - Auditoria de ativos intangíveis
Módulo 10 - Conclusões e apresentações de projetos
Estratégia em avaliação: verificação e consolidação de
transações realizadas sobre a
estratégia em conhecimento selecionada.
Palavras-chave:
programa educacional em objetivos,
organização em agentes,
casos em produção,
educação virtual,
princípios comuns,
mudança organizacional,
cidades enxutas,
acordo coletivo,
desenvolvimento,
conhecimento,
comunidades,
alinhamento,
desempenho,
comunidades,
organização,
certificação,
incentivos,
educação,
barreiras,
empresas,
atividade,
controle,
recursos,
pessoas,
negócio,
agentes,
prática,
preços,
pontos,
sinais,
níveis,
custo,
Gregorio Bittar Ivanoff
English:
knowledge in action
Resultados:
disciplina de gestão do conhecimento
Bachelard, Gaston. Ensaio Sobre o
Conhecimento Aproximado, 2004. Disponível em <
https://www.amazon.com/Ensaio-Conhecimento-Aproximado-Gaston-Bachelard/dp/8585910623 >. Acesso em 17 ago.
2020.
Claims in practice 2021 /
Reivindicações em prática 2021.
Opportunities and
offerings indicated in
2021 Scorecard /
Oportunidades e
ofertas indicadas em
Pontos 2021, 17 November / nov.
2020. Available from / Disponível em <
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Ilanet/ClaimsInPractice?skin=print.pattern >. access on / Acesso em 17 November / nov.
2020.
Apresentação
Esta página é um registro de experiências sobre atividades genéricas de gestão em conhecimento e inovação. As qualidades indicadas também foram promovidas em outras atividades específicas, apresentadas em páginas relacionadas com os temas de
conhecimento ou
gestão.
Uma apresentação envolvendo o
conhecimento em desempenho pode contribuir com a qualificação de
interesses,
práticas e
organização.
Sobre o conhecimento em resultados
Motivos que se pode considerar para o envolvimento com este programa de desenvolvimento são:
estratégias de negociação,
transições profissionais,
práticas ESG,
desempenho social corporativo,
cadeias de suprimentos adaptáveis,
impostos,
reconhecimento sustentável,
coesão social,
serviço público,
futuro do trabalho,
educação,
interesses.
Sobre o conhecimento em ação
A princípio, o conhecimento em ação refere-se ao conhecimento organizado ou à
organização em conhecimento. Reconhece-se entretanto que o conhecimento poderia estar "desorganizado", não ser congruente, ser irracional, ilógico, intuitivo, inconsciente. Uma reflexão inicial sobre as dinâmicas de conhecimento pode ser produzida a partir do exercício disponível em
teste de personalidade. Trata-se de teste desenvolvido com base na teoria de
tipologia de personalidade de Carl G. Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers.
Organização
Esta página é uma de várias iniciativas de
educação em conhecimento.
Objetivos
Provocar a reflexão sobre a relação entre
valor e
conhecimento. Identificar, reconhecer e avaliar resultados de processos de
aquisição, geração, armazenamento e difusão. Explorar o conhecimento nos contextos individual, organizacional e social. Debater estratégias de gestão intensivas em conhecimento nas sociedades atual e emergente.
Sobre agentes em conhecimento
A figura genérica do
agente de conhecimento é escolhida para representar o destinatário esperado da intervenção que é descrita nesta página. Para outros destinatários específicos sugere-se avançar sobre
educação em conhecimento.
Aprendizagem na prática
Identificar
métodos de avaliação e de
busca de resultados no
desenvolvimento de
produtos e
serviços intensivos em
conhecimento, considerando, entre outras possibilidades, confiança, identidades, formação, aprendizagem e organização;
Identificar
atividades profissionais intensivas em conhecimento e caracterizar
agentes de conhecimento envolvidos na sua execução;
Selecionar e integrar
arquiteturas,
métodos,
processos e
ferramentas na promoção de iniciativas de
gestão em conhecimento;
Propor alternativas e possibilidades de métodos econômicos com atividades intensivas em conhecimento;
Descrever sujeitos, objetos, atores, agentes, contexto,
organização e
partes interessadas, observando situações em que possam ocorrer
falhas;
Participar, quando apropriado, da elaboração de projetos de intervenção no
sistema de conhecimento.
[17 ago.
2020] Iniciado o trabalho sobre a aplicação de recursos financeiros em atividades específicas de
desenvolvimento.
[15 ago.
2020] Adotada iniciativa de atualização da página com sugestões e
preços para a educação que considera a centralidade do conhecimento [organizacional]. Pensada a proposta de um programa de desenvolvimento em conhecimento a partir da interação com esta página. Em testes.
[13 ago.
2020] Exploração sobre a
análise do processo organizacional em
comunidades. Tentativa de identificação de constrangimentos (restrições, limitações, regras obrigatórias etc.) no processo organizacional de comunidades. Uma próxima etapa pode levar em consideração os processos educacionais envolvidos.
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GregorioIvanoff - 30 Mar 2019