Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.Espacosr1.8 - 24 Dec 2023 - 11:47 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Persona


São Paulo, 8 fev. [2009] (Lusa) - A escola de navegação de Sagres jamais existiu, sendo apenas um mito construído pelo fervor nacionalista da historiografia portuguesa no século 19, segundo o historiador brasileiro Fábio Pestana Ramos. A tese está no livro "Por Mares Nunca Dante Navegados", a obra mais recente do autor. A publicação é resultado de dois anos de pesquisa em diversas bibliotecas de Portugal e do Brasil. "Não há prova factual, como vestígios arqueológicos ou documentos originais, que possam comprovar a existência de uma escola em Sagres", afirmou à Agência Lusa o historiador, neto de portugueses da Ilha da Madeira. Pestana Ramos salientou que as citações sobre a escola de Sagres, supostamente criada pelo Infante D. Henrique para desenvolver tecnologias náuticas, são baseadas apenas numa fonte inglesa. "Na verdade, as citações são baseadas num único mapa de um pirata inglês que registrou algumas construções em Sagres na época, nada referente à existência de uma escola de navegação", disse. No século 19, o historiador português Oliveira Martins teria utilizado a existência de Sagres "na construção romântica de uma identidade portuguesa que incluía o amplo domínio de tecnologias náuticas". "De fato, existiu apenas a introdução de algumas disciplinas náuticas na Universidade de Lisboa pelo Infante D. Henrique", afirmou o historiador. [...]


Processo: educação em desenvolvimento


Aprendizado e crescimento: estagnação, balanço de desenvolvimento sustentável


Palavras-chave: Escola de Sagres


English: spaces


Escola de Sagres: Suposta escola náutica portuguesa. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Sagres >. Acesso em 3 abr. 2021.

Historiador brasileiro nega existência da Escola de Sagres. Disponível em < https://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/02/08/ult3680u1369.jhtm >.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.


Number of topics: 3


Express

Number of topics: 3


Ágora

Number of topics: 6


ILAnet

Number of topics: 38


Personality


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 26 Feb 2009
to top


You are here: Persona > Espacos

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback