Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.PlanejamentoUrbanor1.52 - 27 Sep 2023 - 15:48 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - "[...] Sem um regime nacional comprometido com a equidade, o aumento da competitividade de uma determinada cidade provavelmente produzirá apenas polarização, e a diversidade pode resultar em rivalidade em vez de tolerância. O termo revitalização urbana não precisa se referir ao sucesso apenas daqueles no topo, mas não há ligação necessária entre crescimento econômico e equidade social. [...] requisitos para construção de moradias populares por desenvolvedores privados por meio de políticas de ligação e zoneamento inclusivo, alocação do orçamento de capital próprio da cidade para provisão de habitação, promoção de desenvolvimento da orla que se concentra nas necessidades dos moradores locais, adoção de ordenanças de salário mínimo, aumento do investimento em educação e aplicação de padrões justos de trabalho e leis antidiscriminação são medidas que podem apoiar o desenvolvimento de capacidades entre os moradores de uma cidade e avançar em direção ao modelo de cidade justa. [...]" (FAINSTEIN, 2005).


Processo: arquitetura em desenvolvimento


Palavras-chave: investimento em escalas econômicas em vários níveis, demanda básica de bairros de pequena escala, política nacional de desenvolvimento urbano, gestão de demandas de comunidades, rotulagem em ambientes costeiros, resultados em articulação social, ordem em estrutura, plano de desastres, interação social, desenho ambiental, parques urbanos, cidades infelizes, modelo econômico, desenvolvimento, caminhabilidade, dessegregação, conhecimento, financiamento, licenciamento, sensitividade, planejamento, comunidades, saneamento, diversidade, conselhos, felicidade, pedestres, repasses, impostos, natureza, mudança, garantia, carbono, moradia, cidades, agenda, pontos, vida, Frank Gehry, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, Hamburg, Singapura, ASG


English: urban planning


Baratto, Romullo. Ailton Krenak: "Em vez de operar na paisagem, devemos nos confundir com ela". Disponível em < https://www.archdaily.com.br/br/1007266/ailton-krenak-em-vez-de-operar-na-paisagem-devemos-nos-confundir-com-ela >. Acesso em 27 set. 2023.

De Lima, Juliana Domingos. 'Cidade-horta' inglesa alimenta moradores e inspira cultivo urbano no mundo. Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/05/20/cidade-horta-inglesa-alimenta-moradores-e-inspira-cultivo-urbano-no-mundo.htm >. Acesso em 17 jul. 2022.

Dornelles, Lorenzo. “O Plano Diretor é o que mais incomoda o Floripa Sustentável”, diz Zena Becker. Coordenadora do Floripa Sustentável acredita que é necessário melhorar questões como a mobilidade, a infraestrutura e o saneamento básico da cidade, sem esquecer a inclusão social. Edição: Felipe Alves, 18/08/2021. Disponível em < https://ndmais.com.br/meio-ambiente/o-plano-diretor-e-o-que-mais-incomoda-o-floripa-sustentavel-diz-zena-becker/ >. Acesso em 12 jul. 2022.

Duarte, Pedro; Cardeman, Rogerio Goldfeld. A paisagem urbana e a matemática da cidade. Disponível em < https://www.archdaily.com.br/br/989220/a-paisagem-urbana-e-a-matematica-da-cidade >. Acesso em 23 set. 2022.

Estadão. Summit Mobilidade. O que a nova política de pedestres da Alemanha pode ensinar? Proposta estratégica aplica ao planejamento urbano os componentes “evitar, mudar e melhorar”. "[...] As políticas de incentivo aos pedestres devem ser integradas e fortalecidas entre os órgãos de governos nas três esferas, sendo consideradas questões transversais de departamentos, como planejamento urbano, meio ambiente e saúde. A estratégia nacional deve considerar que o incentivo a caminhadas não é uma questão apenas de deslocamento, mas também de interação social. [...]", 20 de abril de 2020. Disponível em < https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/o-que-a-nova-politica-de-pedestres-da-alemanha-pode-ensinar/ >. Acesso em 26 ago. 2022.

Exame. Conheça seis jardins verticais impressionantes pelo mundo: Cobrir a fachada dos edifícios com vegetação está em alta como recurso para absorver carbono e trazer mais verde para os espaços urbanos. Disponível em < https://exame.com/negocios/conheca-seis-jardins-verticais-impressionantes-mundo/amp/ >. Acesso em 21 jul. 2022.

FAINSTEIN, Susan S. Cities and diversity: should we want it? Can we plan for it?. Urban affairs review, v. 41, n. 1, p. 3-19, 2005. Available from < https://www.academia.edu/download/32303762/cities_and_diversities__should_we_want_it__can_we_plan_for_it_.pdf >. access on 11 July 2022.

GESAD – Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado. Pesquisadores do GESAD apresentam o conceito de Governança Pública dos Sistemas de Esgoto, 18/05/2020. Disponível em < https://gesad.ufsc.br/2020/05/18/pesquisadores-do-gesad-trabalham-no-conceito-de-governanca-publica-dos-sistemas-de-esgoto/ >. Acesso em 12 jul. 2022.

Henrique, Wendel. Florianópolis/Brasil – a felicidade não tem preço, tem endereço: condomínios, loteamentos e a apropriação da natureza. Scripta Nova Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona. ISSN: 1138-9788. Depósito Legal: B. 21.741-98, Vol. IX, núm. 194 (14), 1 de agosto de 2005. Disponível em < http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-194-14.htm >. Acesso em 21 jul. 2022.

Holt, Lauren. Como seria a vida se não houvesse mais natureza. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-61811736 >. Acesso em 20 jul. 2022.

Instituto Humanitas Unisinos. Ideias para um novo paradigma econômico, 11 out. 2021. Disponível em < https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/611905-ideias-para-um-novo-paradigma-economico >. Acesso em 15 jul. 2022.

Ito, Carol. A cidade ideal das mulheres. Problemas envolvendo mobilidade, acessibilidade e segurança atingem a todos, mas de forma mais intensa as mulheres. Veja propostas para repensar o planejamento urbano, sob o ponto de vista feminino, 24.04.2017. Disponível em < https://revistatrip.uol.com.br/tpm/arquitetura-e-planejamento-urbano-a-cidade-ideal-das-mulheres >. Acesso em 20 jul. 2022.

Lourenço, Luana. O que diz o premiado plano de Bogotá contra as mudanças climáticas? Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/07/15/bogota-ganha-premio-internacional-por-plano-de-combate-as-mudancas-no-clima.htm >. Acesso em 17 jul. 2022.

Martins, Alejandra. 'Estamos caindo de cabeça do penhasco com as mãos presas ao celular', diz naturalista sobre preservação ambiental. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-62743690 >. Acesso em 13 set. 2022.

Ministério do Desenvolvimento Regional. Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: O que é a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, a PNDU? Disponível em < https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-urbano/politica-nacional-de-desenvolvimento-urbano >. Acesso em 17 jul. 2022.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODUS. Disponível em < https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-urbano/politica-nacional-de-desenvolvimento-urbano/objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel-odus >. Acesso em 17 jul. 2022.

Poerner, Bárbara. Eventos extremos no Brasil: o que são e por que causam desastres? "[...] Rotterdam, província da Holanda do Sul, a cidade representa um caso de sucesso no combate a alagamentos e inundações. 'Lá existem os asfaltos-esponja, estacionamentos que operam como uma galeria para suportar a entrada da água e áreas no meio da cidade, e que funcionam como lazer, mas podem transformar-se em enormes piscinas.' [...]". Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/03/12/evento-climatico-extremo-e-possivel-evitar.htm >. Acesso em 12 mar. 2023.

Retto Jr, Adalberto da Silva. Da redescoberta da urbanidade às paisagens de marginalização. Desenho urbano e aporofobia, 16 de agosto de 2022. Disponível em < https://diplomatique.org.br/da-redescoberta-da-urbanidade-as-paisagens-de-marginalizacao/ >. Acesso em 18 ago. 2022.

Roque, Leandro. O seu estado é um pagador ou um recebedor de impostos federais? Disponível em < https://www.mises.org.br/BlogPost.aspx?id=682 >. Acesso em 17 jul. 2022.

Schauenberg, Tim. Cidades com acesso a tudo em 15 min a pé ou de bike: utopia ou realidade? "[...] No coração do projeto para Paris estão as escolas como "capitais", ou seja, os centros dos respectivos distritos. Para isso, alguns pátios escolares estão sendo convertidos em parques, aptos a serem também utilizados para outras atividades após as aulas e nos fins de semana [...]", 19/03/2023. Disponível em < https://www.uol.com.br/nossa/noticias/deutsche-welle/2023/03/19/cidade-dos-15-minutos-utopia-ou-projeto-viavel.htm >. Acesso em 21 mar. 2023.


[9 jul. 2022] Conselhos: experiências [...] com a gestão de demandas de comunidades. [...] a atribuição "genérica" preferencial de qualquer conselho é "coordenar regionalmente a diversidade de ações, estabelecendo vínculos mais sólidos de cooperação entre si e operacionalizando, de forma mais dinâmica, as diferentes demandas de partes interessadas". [...] necessário confirmar a atribuição formal do Conselho?

-- GregorioIvanoff - 09 Jul 2022
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback