Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.TrabalhoRealr1.3 - 08 Jul 2022 - 15:30 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
"[...] Ao mesmo tempo que se fala em rede de relações, que se afirma que os maiores ativos das empresas são as pessoas, as relações se distanciam, os espaços para convívio são restritos, as tarefas a cumprir são, muitas vezes, desprovidas de sentido. Não é mais incomum haver relações de mando por meio de máquinas. Quantas ordens são passadas via computador? Por que perder tempo para conversar, para discutir, para permitir o contraditório, se os caminhos e portanto os procedimentos para obter os resultados desejados estão claros e são os mais adequados?

Há muito as pesquisas científicas, principalmente aquelas que buscam compreender o trabalho e o trabalhar, como no caso da psicodinâmica do trabalho e da ergonomia, mostraram que há uma diferença significativa entre aquilo que se prevê e aquilo que acontece. É notório que os resultados são obtidos porque os sujeitos que trabalham zelam pelo resultado, procuram obter efeitos significativos para si, para o coletivo, para a empresa e mesmo para a profissão.

Entretanto, muito se passa sob o silêncio e o esforço é pouco ou nada reconhecido  aliás só é possível reconhecer aquilo que se conhece. Como o trabalho real e as conseqüências para os sujeitos do trabalhar são pouco ou nada conhecidos, é muito difícil ou mesmo impossível reconhecer e compreender aquilo que é feito. Valorizar a importância do zelo significaria se dar conta de que nem tudo pode ser projetado, de que há conhecimento que escapa aos projetistas e gestores, de que há valor agregado que não é contabilizado. [...]" (Sznelwar et al., 2007)


Palavras-chave: trabalho


SZNELWAR, Laerte Idal; DEJOURS, Christophe; UCHIDA, Seiji. Do sofrimento silencioso à fatalidade. Vanzolini em foco, Ano XV no. 69, Informativo da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica, USP, Julho / Agosto 2007.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Sznelwar%2C+Laerte+Idal%3B+DEJOURS%2C+Christophe%3B+UCHIDA%2C+Seiji.+Do+sofrimento+silencioso+%C3%A0+fatalidade&btnG=Pesquisar

-- GregorioIvanoff - 14 Feb 2021
to top


You are here: Agora > Trabalho > TrabalhoReal

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback