Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.EscolaEmMovimentor1.9 - 28 Jan 2018 - 12:09 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Persona


confronto! is a policy development serious game that enacted, for eleven days (JOVAED 2011 Confronto!: June 2011, between 11th and 21st), a games and learning school. It's an open, simple, serious, social and educational game. The enacted school has four houses that compete and collaborate. The names and dynamics of the houses were based, at first edition, on balanced scorecard model perspectives. Everyone could join in, select one of the houses and its main question, and post her/his opinion at the Facebook Mural of the game keeper (http://www.facebook.com/gregbittar).


confronto! é um jogo sério de desenvolvimento de métodos (policies) que concretizou, em sua primeira edição e por 11 dias (JOVAED 2011 Confronto!, Junho de 2011, entre 11 e 21), uma escola de jogos e aprendizagem. Trata-se de um jogo aberto, simples, sério, social e educacional. A escola concretizada na primeira edição teve quatro casas que competiram e colaboraram entre si. Os nomes e a dinâmica das casas puderam ser baseadas nas perspectivas do modelo Balanced Scorecard. A participação foi aberta a todos os interessados que puderam escolher uma das casas e sua questão principal, e postar seu / sua opinião no mural do Facebook do propositor / regulador do jogo (http://www.facebook.com/gregbittar).


JOVAED 2011 Confronto! Casa Sustentabilidade: No exercício da cidadania, os professores devem promover a busca de normas, para o convívio em grupo, pelos próprios aprendizes. Devem orientar a produção de novas regras e espaços para escolhas, oportunizando a autonomia; o momento em que o aprendiz tem a liberdade de criar. Devem adequar metodologias e deixar à disposição para a escolha dos aprendizes. O conhecimento só pode ser construído através de experiências / vivências do real. A educação e seu valor devem ser reinventados continuamente (elaborado em conjunto com Eloísa CAVALINI; IVANOFF, Roseli Scheidemantel?).

[...] Paulo Freire: Educação como prática da Liberdade. "Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida" (IVANOFF, Roseli Scheidemantel?, JOVAED 2011 Confronto!).

[...] interpretação de escola é a de algo que cruza patrimônio cultural e científico da humanidade com redes sociais. [...] uma definição de escola (AMADO, João; MATOS, Armanda. Construir a Disciplina – Programas de Prevenção e de Intervenção Centrados na escola, Universidade de Coimbra) [...]: "A escola enquanto instituição onde interagem professores e alunos, cruzando os seus próprios trajectos e projectos, tem de ser concebida como um espaço relacional [...] é na qualidade dessas relações que assentam os dois grandes objectivos da escola --- o de introduzir e promover a aprendizagem do património cultural e científico da humanidade; e o de actuar como espaço de segunda instância de socialização. Alcançar estes dois objectivos exige, mais do que nunca, que a escola se repense, se reorganize e passe a agir no sentido de construir a disciplina, isto é, de educar para a autodisciplina e para a responsabilidade" (IVANOFF, Gregorio Bittar, JOVAED 2011 Confronto!).


Processo: desenvolvimento em diferenças


Aprendizado e crescimento: gestão escolar, estrutura em licença, simetria em educação, inglês, baleia franca, cenários em educação, conflito social em normas, conflito em educação, educação em práticas sociais, espaço em sustentabilidade, liberdade em educação, representação na economia do conhecimento


Palavras-chave: mobilidade em educação, roteiro em inovação, linguagem em desenvolvimento, comunicação em autoridade, rotas em educação, roteiro em resultado, níveis de ensino, redes sociais, identidade coletiva, espaço de interação, jogos sérios, mestre ignorante, novas rotas, ensino, conveniência, interação, espaços, casa, escola, microensino, individualização, identidade


Keywords: educational strategies in serious games, open virtual learning, exposure


CHAVES, Eduardo. Mobilidade, Redes Sociais e Escola. Liberal Space: Blog de Eduardo Chaves, Em Defesa da Liberdade. Disponível em < http://liberalspace.net/2012/11/23/mobilidade-redes-sociais-e-escola/ >. Acesso em 17 dez. 2012.

Equipe Web Currículo. Vídeo do debate de 23/11: Ambiência virtual, redes sociais e jogos educativos. Disponível em < http://webcurriculo.wordpress.com/2012/12/04/video-do-debate-de-2311-ambiencia-virtual-redes-sociais-e-jogos-educativos/ >. Acesso em 17 dez. 2012.

GONZALEZ, Marco; POHLMANN FILHO, Omer; BORGES, Karen Selbach. Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 2, Aug. 2001 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652001000200012&lng=en&nrm=iso >. access on 22 Dec. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652001000200012.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. PUC-RS. Disponível em < http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/facinppg/ppgcc >. Acesso em 22 dez. 2012.

REIS, Karen. Disponível em < http://www.karenreis.com.br/sobre/ >. Acesso em 22 dez. 2012.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.

Você pensa em jogos quando promove a aprendizagem? Acompanhe em aprendizagem em metáforas, confronto! jogo sério educacional entre 11 e 21 jun. 2011, Jornada Virtual ABED de EAD, JOVAED 2011. Chamada disponível a partir de < https://docs.google.com/document/pub?id=1_6sioCClyj_b9MUvxEczvlXaT7aiFhLKotwGGVtsEPk >. Programação completa disponível a partir de < http://www.abed.org.br/jovaed2011/programacao.asp >. Acesso em 30 mai. 2011.

VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O mestre ignorante. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, Apr. 2003 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000100009&lng=en&nrm=iso >. access on 03 Jan. 2012.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+individual+escola+%22em+movimento%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 7


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 4


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Orientation

-- RoseliIvanoff?; GregorioIvanoff - 19 Feb 2014
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback