Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.Microensinor1.8 - 01 May 2020 - 23:30 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
"O microensino foi concebido como uma técnica ou procedimento de formação de professores tendo, como pressuposto básico, a ideia de que, através da redução de complexidade dos fatores envolvidos no ensino - tempo, número de alunos, conteúdo de aula - aumenta-se a eficiência do treinamento. Tal treinamento é então efetuado a partir de aulas curtas (de cinco a trinta minutos) que levam o futuro professor a adquirir, praticar e/ou desenvolver as habilidades técnicas necessárias ao ato de ensinar. Envolve quatro aspectos:

a) aulas curtas,
b) alunos reais,
c) feedback,
d) re-ensino.

Estes aspectos se desenvolvem da seguinte forma: os professores em treinamento, um de cada vez, ensinam um grupo reduzido de alunos durante um curto espaço de tempo. Um supervisor que observou a aula fornece comentários sobre a mesma para que o professor reorganize os comportamentos considerados inadequados. O professor então replaneja e modifica sua aula ministrando-a para um novo grupo de alunos" (AKASAKA e GODOY).


AKASAKA, E.; GODOY, A. A técnica de microensino na formação e treinamento de professores: análise da sua utilização na disciplina "Didática do Ensino de Administração I". In: 2o. SEMEAD - Seminários em Administração, 1997, São Paulo. Anais ... São Paulo: Universidade de São paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 1997, v. 2, p. 46-55.


http://www.google.com.br/search?q=%22A+t%C3%A9cnica+de+microensino+na+forma%C3%A7%C3%A3o+e+treinamento+de+professores%22&hl=pt-BR&lr=


Observação: Uma alternativa de aplicação do microensino pode ser conduzida entre alunos de uma mesma classe. Cada um dos alunos faz uma apresentação para os demais e recebe deles feedback, através de um formulário contendo uma escala de avaliação do microensino.

Devem ser preenchidos no formulário: o nome do professor, o tema da aula, o horário de início e o horário de término, e, a data da aula.

A escala de avaliação do microensino inclui nove habilidades que serão avaliadas em uma escala de quatro graus: excelente, bom, regular e insuficiente.

As nove habilidades a serem observadas são:

1. Justificativa do tema,
2. Objetivos da aula,
3. Organização do conteúdo,
4. Uso de exemplos,
5. Utilização de recursos,
6. Interação com o grupo,
7. Clareza,
8. Fechamento,
9. Controle do tempo.

Observações quanto a 'características a conservar' e 'possibilidades de mudança' completam a avaliação.


Palavras-chave: possibilidades de mudança

-- GregorioIvanoff - 10 Feb 2006
to top


You are here: Agora > Microensino

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback