Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.Individualizacaor1.13 - 12 Apr 2017 - 17:16 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
MALVEZZI, Sigmar. A cultura individualizante da sociedade globalizada (Beck & Beck-Gernshein), Disciplina PST5716-2003 - Notas da Aula 4 - 31/mar/2003. Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia da USP.


BECK, Ulrich & BECK-GERNSHEIN (2002) Individualization. UK Sage Palavras-chave: capitalismo distribuído


L’emergence de la societé de l'hypertext. Objeto tem relações com o contexto a partir da regra de sintaxe com o contexto.


Resumo de assuntos tratados na aula: conceito de liderança; poder de mudar? atuação que produz motivação; relação com o meio; gerenciamento da dinâmica


Veja mais informações sobre individualização no Grupo Yahoo (link externo) da Disciplina PST-5715 2003 do Instituto de Psicologia da USP.

Sobre Individualização tem um livro interessante que se chama A Cultura do Narcisismo; A vida americana numa era de esperanças em declínio. de Christopher Lasch.


Jackson’s, artigo sobre a atuação dos indianos e a diminuição de empregos nos EUA.

L’emergence de la societé de l'hypertext - Objeto tem relações com o contexto a partir da regra de sintaxe com o contexto.


Eixo é a relação homem trabalho – conhecendo o contexto, ambiente no qual essa relação se materializa.

1º uma perspectiva histórica, condições e problemas foram mudando

Depois aspectos no ambiente, questão da virtualidade – muda as bases da relação homem trabalho.

Nesta aula e talvez nas próximas duas – a questão da cultura – a institucionalização do individualismo – a cultura da informação – a questão do conhecimento – definição, configuração do que é a realidade na qual a RH/T ocorre.

Clareza lógica e silogismo do nosso trabalho

O que é o ambiente – a condição ontológica do setor humano


Eixo dos catadores – não precisam de disciplina ou racionalidade – poucas pessoas – num mundo rico – enorme flexibilidade dependente da riqueza do meio – Aristóteles – meio natural de produção

Grupos maiores – torna a mobilidade difícil – começam a se fixar – passam a depender da racionalidade – adaptar ao período das chuvas – os bons vinhos dependem da poda verde – metade dos cachos são cortados privilegiando a outra metade.

A industrialização, aumentam a racionalidade e a interdependência.

[Sobre a questão da dinâmica: ]

O que ocorre com o aparecimento da virtualidade? todo mundo tem que cuidar da gestão da dinâmica; mesmo que a tarefa seja rotineira, devo cuidar de uma dinâmica maior; tenho que ter olhos abstratos; o olho não é físico – o grande problema do gestor


[condicionamento] contingenciamento existente no ambiente

textos a discutir – Jackson, Beck ... condições cada vez mais virtuais; cada vez mais, médicos estão trabalhando a partir de junta médica virtual (casos dos médicos que operam em conjunto estando em locais diferentes e da seleção de executivos) - gerenciamento da dinâmica - dificuldade maior para seleção de gerentes - ideia de como o indivíduo compõe? - contingências - conhecimento tácito - processo de seleção de executivos é igualzinho ao processo de seleção de parceiros no casamento - interação simbólica - contatos com a alta cúpula - é como se fosse um namoro.


Estímulo à discussão – textos do Nadhakumar, Sims, Galpin

Condição estrutural altamente adaptativa

Fenótipo do trabalho virtual?

Estrutura é regularidade – a questão da identidade e da narrativa – o outro, contraste entre condição estrutural e dinâmica humana – confiança – questão que enfrentamos hoje – Livro da Julia Kristeva sobre identidade – eixo o pensamento do Proust.

[Sobre a questão da identidade: ]

no mundo virtual eu não sei quem é o outro; flexibilização estrutural e estrutura adaptativa; mexe na estrutura psicológica do indivíduo; passa a ter que ser adaptativa;

Questão apavorante dos Becks –

[Sobre a questão da individualidade: ]

vivemos numa sociedade onde não tem como não ser individualista

literatura francesa – la culture de soci de soi – a cultura do cuidado de si mesmo

a energia que eu passava a gastar com a comunidade, passo a gastar comigo mesmo


Algumas pessoas insistem em ter discurso realista nos anos 60 de que a condição de trabalho oprime, enquanto organização de tarefa.


O gestor da estruturação é importante por causa dos condicionantes maiores. Se o gestor fizer diferente ele mata a empresa.

A humanização do trabalho está nas condições objetivas ...


Que problemas levantamos na leitura dos textos?

Durkheim - solidariedade orgânica - interdependência


Interrelação entre as partes


Texto coloca a individualização como a única maneira de sobreviver ...


1º para entender a individualização - o contexto dialético - analogia da pessoa – no nascimento de um filho, percebe-se que é importante cuidar melhor de você mesmo para cuidar melhor dele - seu eu não cuidava de mim, agora tenho que cuidar - tenho que me capacitar - relação com o meio - habilitação - capacitação relação habilitação - a melhor maneira de cuidar de B é cuidar de A (em uma relação de dependência de A para B e de B para A).

2º contexto do gerenciamento da dinâmica - processo que eu não vejo – Pichon Rivière – O que é grupo? grupo é um conjunto restrito de pessoas que tem representação compartilhada de si mesmo - parâmetros de tempo e espaço – essencial?


Vários atores e não estão fisicamente presentes - cada um trabalhando em processos muito abstratos, construídos com a contribuição dos atores

O que eles estão construindo? A estrutura ... (pesquisa sobre bancos) Jackson – estrutura adaptativa não mantém regularidade e não usamos só olho físico.

Representação continuamente construída. Enactement.

Contexto. Condição de contínua adaptação.

Recapacitação é essencial; trabalhando a partir da construção subjetiva – omissão dos Beck? Adjetivação?

Não há mais condição das instituições cuidarem dos indivíduos

Crítica de se tem a capacidade, ter representações compartilhadas

Esse é o sentido - vivemos descompasso muito grande - as pessoas não são capazes de trabalhar nas duas frentes – ser compartilhado e ser individualista.


Relações Humanas – capacidade medida pela capacidade social e não pela capacidade física – capacidade de construir representação – não censuro inputs que se alteram


Surgimento da responsabilidade social


Individualismo altruísta – outro capítulo do livro – cuido de mim para poder ser competente – risco de não ter diversidade


Reflexão sobre a questão da medicina – século 19 erradicação da causa - século 20 - antibiótico e cirurgia - a partir de 1970 - doenças complicadas - mudaram a pergunta - desenvolvimento da imunologia - por que algumas pessoas não pegam [a doença] - vamos transferir a capacidade dos que não pegam para os que pegam [as doenças].

Livro The Human Body Shop


Diferença de um paradigma para outro é a pergunta – Como eliminar a causa? Como impedir a ação?


Questão chave – as pessoas não se percebem como tal – office boy que se torna essencial na empresa – fornece inputs ao contexto – o pessoal do telemarketing - observação sobre sua própria conduta - estou testando uma nova maneira - supervisora - participar do contexto - ?

pobreza física x ...? a alguns cabe fornecer inputs e a outros não cabe - pessoas não têm crítica para entrar e não têm consciência sobre sua capacitação


Trabalhar com o meio de campo – heteronomia que engole – busca de adaptação – poder de intervenção – o indivíduo sabe lidar com a interface – visão processual e de resultado

Carreira – o próprio projeto de carreira – deixar de ver a estrutura – trabalhar o processo


Imagético puro x simbólico


Não muda o estrutural – muito complexo e depende de muitos inputs – a estrutura, a representação – não como regularidade concreta mas de significado e valor

Não tem como identificar os autores das mudanças

Quem contribui para a mudança e quem fica com o mérito

Capitalizar sobre as ideias dos outros – filme 'Uma Secretária de Futuro'

Não tratou o 'sistema de filtros' – permitem que as causas, a atuação ... o indivíduo não muda a estrutura!

Alteração de valor e significado – engenheiros - limite de tolerância

O que é estrutura? O que é adaptação? Estrutura formalmente assumida que funciona como uma representação – aquilo que sustenta a narrativa oficial e formal – nos contatos de varejo as pessoas admitem que as coisas não funcionam assim


É necessário tomar consciência das diferenças – conceito cosmológico de mudança – o que é mudança radical – regulatória – permite recriar a solução como uma otimização dos dois - a relação de dependência de A para B e de B para A (ver exemplo anterior).


Problema da dialética é ver a relação – recriação de papéis – conceito funcionalista

Cada intervenção tem a potencialidade de negação do todo


Poder de mudar?

Conceito de liderança – 2º semestre (essa disciplina é ministrada no 1o. semestre)


Liderança – exercício do poder normativo – nunca coercitivo


Estrutura econômica, política, que instrumentos o sujeito tem na mão? Estrutura que está atuando

A pena é um instrumento da estrutura


Liderança – atuação que enriquece o uso dos instrumentos gerenciais – produz motivação


Receita dos 15 itens


Palavras-chave: mobilidade humana, tolerância, falhas


Keywords: contingent response patterns


Resultados: emprego no mundo

-- GregorioIvanoff - 10 Dec 2003
to top


Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback