Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Parisr1.8 - 17 Apr 2024 - 14:07 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


[...] A megabacia [vasto reservatório subterrâneo que servirá para armazenar o escoamento em épocas de chuva forte. [...] enorme espaço cilíndrico de 34m de profundidade e 50m de largura — o suficiente para reter a água de 20 piscinas olímpicas.] estará funcionando nos Jogos do próximo ano, que começam no final de julho, e mostrará o rio revitalizado não apenas como um local esportivo, mas também como o fórum para a cerimônia de abertura, com uma flotilha de 160 barcos transportando 10 mil atletas em um trecho de 6 km até a Torre Eiffel.

Um evento que não acontecerá no rio é a pesca. Nos primeiros Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, houve uma competição de pesca (assim como uma série de outros esportes estranhos, como tiro de canhão e balonismo).

"Em 1900, eles mediam os peixes que pegavam na competição, e nenhum era maior do que o tamanho da sua mão", diz Bill François, da federação de pesca de Paris.

"Hoje temos entre 30 e 35 espécies de peixes no centro da cidade, e temos bagres com 2 metros de comprimento. Foi uma transformação."

Segundo François, não são apenas os peixes que voltaram ao Sena, alguns reintroduzidos por associações de pescadores. Há também moluscos, insetos aquáticos, esponjas e lagostins.

"O fundo do rio está desenvolvendo uma camada do tipo certo de alga. Quanto mais clara a água, mais a alga cresce, e então a alga filtra a água para torná-la ainda mais clara — é um círculo virtuoso", diz ele.

Bill François entra no Sena regularmente e está confiante de que o rio já está limpo o suficiente para nadar. Mas ele faz um alerta: ratos.

"Nós, pescadores, conhecemos os perigos da leptospirose (doença transmitida pela urina dos ratos). Alguns de nós recebem vacinas anuais. E ratos não faltam em Paris, inclusive nos cais."

É verdade que os ratos são um problema perene na capital francesa, e a simples visão de um rato vai repelir banhistas no Sena.

No entanto, Paul Kennouche, chefe de qualidade da água da prefeitura de Paris, diz que estudos mostram que a quantidade de bactérias da leptospirose não está alta acima do comum.

“Não tivemos um único caso de leptospirose no canal de La Villette (onde já é permitido nadar), e é o mesmo ambiente urbano. Não temos uma grande preocupação, mas certamente estaremos monitorando e tomando medidas para remover os ratos.” [...].


Schofield, Hugh. Como Paris vai permitir volta de banhistas ao rio Sena após 100 anos. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz93pxk6611o >. Acesso em 28 jun. 2023.


Palavras-chave: jardins filtrantes, balneabilidade, despoluição, cidades, França


Glancey, Jonathan. O homem que construiu a Paris que conhecemos hoje. Paris ainda é uma das cidades mais visitadas do mundo, e o distrito do Marais é um dos mais populares entre as milhões de pessoas que frequentam a cidade a cada ano. BBC Culture, 12 fevereiro 2016. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160203_vert_cul_criador_paris_lab >. Acesso em 28 jun. 2023.

UOL. Paris-2024: Prova pode ser cancelada por qualidade da água do rio Sena. Disponível em < https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2024/04/10/paris-2024-prova-pode-ser-cancelada-por-qualidade-da-agua-do-rio-sena.htm >. Acesso em 17 abr. 2024.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+Paris&btnG=Pesquisar


Number of topics: 28


Express

Number of topics: 3


Blog


Projeto de despoluição do Rio Sena, Desenvolvimento urbano


Number of topics: 4


Ágora

Number of topics: 2


Persona

Number of topics: 1


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 28 Jun 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback