Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.VisaoDeFuturor1.2 - 16 Feb 2022 - 00:57 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

O século da relatividade

Legado deixado por Einstein, que há 100 anos publicava trabalhos que mudaram a história da ciência, motivou a Unesco a declarar 2005 o Ano Mundial da Física.


http://www.wyp2005.org

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/amf


07/01/2005

Agência FAPESP - Olhar as revoluções do último século para pensar o futuro. Esta foi a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) ao escolher 2005 como o Ano Mundial da Física. O motivo é comemorar os cem anos desde que, em 1905, o físico Albert Einstein (1879-1955) publicou uma série de trabalhos, entre eles "A Teoria da Relatividade Especial", que mudaram para sempre a história da ciência.

"Einstein introduziu ideias revolucionárias em questões fundamentais como a existência dos átomos, a natureza da luz e os conceitos de espaço, energia e matéria", disse Lebohang Moleko, representante do Lesoto na Unesco, em comunicado da instituição.

A Unesco, além de homenagear "uma das mentes mais brilhantes do século 20", também pretende discutir a física do século 21. Para Moleko, que sugeriu a homenagem ao físico alemão, os debates que ocorrerão em várias partes do mundo este ano não devem se limitar aos revolucionários aspectos da física contemporânea.

"A responsabilidade ética dos físicos neste início do século 21 é enorme. Temos que trazer todos os praticantes dessa ciência, principalmente as mulheres, para as discussões", disse Moleko, que também é ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia do Lesoto.

A abertura oficial do Ano Mundial da Física será na próxima semana, em Paris. A Unesco organizou um evento especial, que ocorrerá do dia 13 ao dia 15, para reunir várias gerações da física. Além de uma lista com diversos ganhadores do Nobel " como os franceses Georges Charpak (1992) e Claude Cohen-Tannoudji (1997), o holandês Gerard t'Hooft (1999) e o japonês Masatoshi Koshiba (2002), " o futuro da física também estará representado na capital francesa.

A organização espera que mais de 500 estudantes com menos de 21 anos estejam presentes em Paris. Todos eles participaram das Olimpíadas Internacionais da Física realizadas nos últimos anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Física, o Brasil será representado por dois participantes.

"Vejo Einstein como um cientista que sentia o que estava fazendo e não trabalhava por dinheiro ou reconhecimento. Talvez essa comemoração faça o pessoal acordar um pouco, pois a ciência ficou muito pragmática", disse Guilherme Salerno, um dos brasileiros que estarão na abertura das comemorações, em comunicado da Sociedade Brasileira de Física. Em 2004, o estudante do ensino médio de Goiás ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Física.

O outro brasileiro em Paris será Jong Woo, menção honrosa na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) de 2003, realizada em Taiwan. Entre 240 participantes de 54 países, o aluno paulista do ensino médio obteve a 23ª colocação na prova experimental.

O evento oficial que irá abrir as programações do Ano Mundial da Física no Brasil será realizado no Rio de Janeiro, entre 24 e 28 de janeiro. Trata-se do 16º Simpósio Nacional do Ensino de Física, que também poderá trazer ao país ganhadores do Prêmio Nobel. O evento será realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro.

A Sociedade Brasileira de Física ainda está preparando a lista final de eventos que serão realizados no Brasil até o fim do ano para homenagear os cem anos da Teoria da Relatividade Especial e discutir, com base no passado, o futuro da física brasileira.


Aprendizado e crescimento: colaboração em produção


Palavras-chave: brasileiros, futuro, visão


Resultados: visão do futuro

-- GregorioIvanoff - 25 Aug 2020
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback