Negócios criativos conectando aspirações e diferenças
Ainda que o novo conhecimento dependa de reconhecimento social em círculos crescentes de informação e comunicação, em um futuro breve, alguns anos, criar conhecimento envolverá que as pessoas se desconectem de todos os sistemas [eletrônicos] de apoio.
Só completamente desconectadas das tecnologias, que em 2011 já se apresentam como circunstâncias sempre presentes, as pessoas experimentarão o que significa sair da sua zona de conforto em sua plenitude.
A conexão ubíqua [sempre disponível] em redes é previsível [e desejada]. Pode ser percebida pela multiplicação de alternativas de acesso a
web, como em
lan houses, celulares, TV interativa, computadores, laptops, tablets, consoles de
games etc.
O preço competitivo e a conveniência de todas essas alternativas de produtos e serviços soma-se aos desenvolvimentos de software, infraestrutura e redes, concretizando alternativas de cenários denominados no início dos anos 2000 como inteligência do ambiente.
Exemplos de vida conectada em rede são apresentados em encenações elaboradas com indicação precisa das novas tecnologias que as viabilizam.
Muitos desenvolvimentos dependem dessas conexões. No período em que vivemos, ainda é difícil fazer com que ideias parciais colidam com a velocidade necessária para compor inovações.
A gestão do conhecimento assim como a competitividade das empresas seguirão em mudança frenética nos próximos anos. Uma das experiências mais enriquecedoras será o tempo de convivência, em que diferenças de pensamento terão a chance da confrontação. A esse fenômeno podemos chamar tempo de diferenças.
Em futuro breve, esse será um tempo em que estaremos juntos, brevemente desconectados dos sistemas em rede, mas conectados com nossas próprias aspirações e diferenças.
Processo:
soluções criativas
Aprendizado e crescimento:
tempo de diferenças,
ativos de risco,
negócios sustentáveis,
inovação aberta
Palavras-chave:
formação de preços em objetos de inovação,
casos de negócios em conhecimento,
cidades em economia criativa,
sustentabilidade de vantagens competitivas,
lógicas estrategicas críticas,
sustentabilidade em conhecimento,
economia em rede,
ponto de vista,
educação empreendedora,
negócios eletrônicos,
interesse social,
estratificação,
infraestrutura,
desengajamento,
mercados
Keywords: cultural intangible assets,
innovation in cities,
creative economy,
marketing,
Daniel Egger,
Katalyst
Brasil:
Brasil em perspectiva,
competitividade do Brasil,
Fortaleza
Resultados:
abertura da Copa do Mundo,
valor do conhecimento,
economia do conhecimento,
ranking de competitividade,
gestão do conhecimento,
acesso à educação
BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Tradução Midori Yamamoto; Revisão Técnica: Pedro Zanni, 3a. ed. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2011.
Brasil tem de ir além da pesquisa para impulsionar inovação. Disponível em <
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil-tem-de-ir-alem-da-pesquisa-para-impulsionar-inovacao >. Acesso em 18 out. 2011.
CANONGIA, Claudia et al . Foresight, inteligência competitiva e gestão do conhecimento: instrumentos para a gestão da inovação. Gest. Prod., São Carlos, v. 11, n. 2, Aug. 2004 . Available from <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000200009&lng=en&nrm=iso >. access on 02 Oct. 2011.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2004000200009.
CARVALHO, Fábio. C. A. CASTRO, João. BOMFÁ, Silvana M. Z. FREITAS, Ma. do C D. Universidade Corporativa: a gestão de competências associada à competitividade da organização. In: KMBrasil – 3o Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, 2002, São Paulo. Disponível em <
http://www.ilanet.com.br/portal/pub/Ilanet/CompetitividadeDasEmpresas/UCGestaoCompKM2002.pdf >. Acesso em 2 out. 2011.
COHEN, Noam. Redes sociais podem ser um chamado à ação, ou uma distração. New York Times. Disponível em <
http://www1.folha.uol.com.br/tec/984214-redes-sociais-podem-ser-um-chamado-a-acao-ou-uma-distracao.shtml >. Acesso em 1 out. 2011.
Como alcançar resultados com uma ideia? Disponível em <
http://www.sebrae-sc.com.br/faq/default.asp?vcdtexto=5354&^^ >. Acesso em 21 set. 2011.
EGGER, Daniel. [Sharing] the [...] curiosity about innovation, foresight and strategy. Critically for the future, these three areas often work separately in organizations, not exploring their synergies. The book – Future Value Generation – connects those three disciplines into a new logic to generate/execute new value. Available from <
http://igg.me/at/fvgbook >. access on 17 February 2016.
Encontro Caririense de Tecnologias em Educação:
Curso Tecnologias que educam para professores e alunos da Faculdade Juazeiro do Norte e outras instituições de ensino da região do Cariri. Debates interdisciplinares e interinstitucionais sobre o uso e desenvolvimento de tecnologias em educação.
HOOLEY, Graham; PIERCY, Nigel F.; NICOULAUD, Brigitte. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Tradução: Luciane Pauleti e Sonia Midori. 4a. ed. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2011.
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informação gerenciais. Tradução: Luciana do Amaral Teixeira; Revisão Técnica: Belmiro Nascimento João. 9a. ed. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2010.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 2a. ed. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2011.
Pearson Education do Brasil. Criatividade e inovação: Academia Pearson. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2011.
Pearson Prentice Hall: Biblioteca Virtual Universitária 2.0. Disponível em <
http://aulaaberta.bvirtual.com.br >. Acesso em 26 set. 2011.
PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Tradução: Maria Adelaide Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Tudo que você queria saber sobre inovação e não tinha a quem perguntar. HSM Management 72, janeiro-fevereiro 2009. Disponível em <
http://www.tributoaofuturo.com.br/todosjuntos/Frum%20de%20Conhecimento/REDES%20SOCIAIS,%20TECNOLOGIA%20E%20INOVA%C3%87%C3%83O/TUDO%20QUE%20VOC%C3%8A%20QUERIA%20SABER%20SOBRE%20INOVA%C3%87%C3%83O%20E%20N%C3%83O%20TINHA%20A%20QUEM%20PERGUNTAR%20HSM%20Management%202012%20RSTI.pdf >. Acesso em 30 set. 2011.
http://www.google.com.br/search?q=%22competitividade+das+empresas%22+gest%C3%A3o+%22em+conhecimento%22&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar
http://www.google.com.br/search?q=sustentabilidade+resultados+%22Copa+do+Mundo%22+Fortaleza+competitividade+%22das+empresas%22&hl=pt-BR&oq=&btnG=Pesquisar
Number of topics:
38
Number of topics:
6
Number of topics:
10
Number of topics:
8
--
GregorioIvanoff - 08 Sep 2011
to top