English - O pensamento vem antes da linguagem ou pensamento e linguagem são processos interdependentes?
Texto extraído a partir de (original em português brasileiro):
Piaget e Vygotsky. Disponível em <
http://www.oocities.org/eduriedades/piagetvygotsky.html > e <
http://www.oocities.org/eduriedades/psicologia1.html >. Acesso em 21 dez. 2012.
Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento: Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem. Esta só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos. Piaget, todavia, estabeleceu uma clara separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela. Este é o caso das operações cognitivas que não podem ser trabalhadas por meio de treinamento específico feito com o auxílio da linguagem. Por exemplo, não se pode ensinar, apenas usando palavras, a classificar, a seriar, a pensar com reversibilidade. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
Processo:
estratégia de desenvolvimento
Aprendizado e crescimento:
plano de desenvolvimento organizacional,
diferenças em cognição,
linguagem em desenvolvimento
Palavras-chave:
credibilidade em padrões de sustentabilidade,
redes sociais de pesquisa,
conhecimento em diferenças,
educação em diferenças,
ensino em congruência,
atitude de domínio,
criação de conhecimento,
desenvolvimento cognitivo,
biocibernética bucal,
articulação social,
normas sociais, núcleo familiar,
bem-estar,
desenvolvimento,
sociedade,
linguagem,
economia,
entorno,
vivência,
fluência
English:
development in language,
language development
BORODITSKY, Lera. Como a Linguagem Modela o Pensamento: Diferentes idiomas afetam de maneiras distintas a percepção do mundo. Scientific American Brasil, edição 106, Março 2011. Disponível em <
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/como_a_linguagem_modela_o_pensamento.html >. Acesso em 9 nov. 2011.
Malcolm Gladwell. Disponível em <
http://pt.wikipedia.org/wiki/Malcolm_Gladwell >. Acesso em 21 jan. 2013.
PAGANOTTI, Ivan. Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal: Para Vygotsky, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno. Disponível em <
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=0 >. Acesso em 5 jul. 2011.
Number of topics:
49
Number of topics:
7
Number of topics:
13
Number of topics:
15
--
GregorioIvanoff - 24 Dec 2012