Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.PST-5716r1.2 - 20 Mar 2020 - 19:55 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Disciplina oferecida pelo Instituto de Psicologia da USP em programas de mestrado e doutorado. Para maiores detalhes clique nas páginas relacionadas.

https://sistemas.usp.br/fenixweb/fexDisciplina?sgldis=PST5716


O homem e o trabalho na administração tradicional e na emergente

Sigmar Malvezzi, 2003

http://br.groups.yahoo.com/group/PST5716-2003


Palavras-chave: estratégias individuais de autoajuda, relação homem-trabalho, identidades


Anotações de aula da disciplina PST-5716:


Sobre a capacidade de criar e manejar significados: interação que nos permite reconhecer o outro como sujeito; exerce funções de sujeito mas não é sujeito; computadores que são capazes de criar e manejar significados; o que fica do conceito de sujeito tradicional? dependemos de parâmetro que nos permita fazer sentido das coisas - identidade , valor, campo de referência; cada área tem um determinado referencial;

Sobre exercer o controle para realizar intenções, projetos, "performative action" [SOTTO, 1998]: disciplinamento da natureza; possibilidade de controle e razão discursiva; novidade não abalou as bases do sujeito - alguém que produz , que tem consciência - Descartes; impulso no desenvolvimento e mudança do mundo; tecnoscience; sem mexer na questão do sujeito; altera mas não mexe; computador - funções básicas; função reflexão - organização; alteração ontológica do trabalhador - de fonte de energia para guia de ferramentas para controlador; o caso do avião que desobedece os comandos do piloto; os aviões não caíram e os pilotos se adaptaram; o que temos para dizer sobre o sujeito na concepção tradicional e na razão discursiva que essas tecnologias nos produzem; repercussão na forma de se relacionar; interação do corpo com a tecnologia que exerce ações; o corpo não seria mais necessário; o que vai acontecer com as pessoas que não tem como chegar à tecnologia; teletrabalho; excluído enquanto não é competente; identidades são necessárias; quem está interagindo comigo do outro lado? virtualização dos relacionamentos - não é a mesma questão - as pessoas continuam existindo; critério do sujeito; corpo; dimensão moral; autoria da ação; coisa diluída; o que é uma empresa; filme 2001 Uma Odisséia no Espaço, HAL, atua em linguagem simbólica; discussão colocada como uma nova forma de burocracia; é ação minha ou não; autor que planeja, não como autor da ação;

Sobre a questão da identidade : no mundo virtual eu não sei quem é o outro; flexibilização estrutural e estrutura adaptativa; mexe na estrutura psicológica do indivíduo; passa a ter que ser adaptativa (Professor Sigmar Malvezzi)

-- GregorioIvanoff - 27 May 2003
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback