Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.AuditoriaDeBalancosSociaisr1.38 - 24 Aug 2023 - 01:43 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Cresce a procura por balanço social auditado


São Paulo, 8 de Julho de 2004

JULIANI, Denise. Gazeta Mercantil, Finanças, Mercados. p. 2.

O crescimento da procura pela auditoria de balanços sociais, um dos serviços prestados pela área de sustentabilidade da PricewaterhouseCoopers, é um indicador da preocupação das empresas em atender à demanda dos investidores por mais informações não-financeiras, afirma Paulo Vanca, sócio da unidade brasileira da consultoria.

A primeira empresa brasileira a submeter seu balanço social a uma auditoria foi a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), no ano passado. Este ano, a Price auditou o balanço social do Banco Itaú.

"O balanço social é um instrumento de avaliação da sustentabilidade de uma empresa", diz. Para Vanca, como é cada vez mais usado como fonte de informação para a tomada de decisões, o processo de auditoria confere ao balanço social maior credibilidade perante os investidores. Segundo o sócio da Price, um exemplo da difusão deste instrumento é a Holanda, onde são publicados anualmente mais de 300 balanços sociais auditados.


Mortalidade de empresas


"O balanço social faz parte da governança corporativa, uma das bases da sustentabilidade das empresas e cada vez mais objeto de interesse dos investidores de longo prazo, como os fundos de pensão", diz.

O executivo observa que os três pilares da sustentabilidade reconhecidos pelo mercado - os aspectos sociais, ambientais e econômicos - devem ser complementados por itens como governança corporativa, uma boa gestão de riscos e a existência de indicadores de desempenho.

A área de soluções em sustentabilidade corporativa da Price, criada há cerca de dois anos, examinou dezenas de casos de empresas que deixaram de existir (por quebra ou incorporação) e identificou quatro fatores que, se não atendidos, "matam" uma empresa:

  • perda da reputação (por gestão temerária, queda na qualidade do produto, atrasos na entrega etc.);
  • perda da continuidade operacional (saída de profissionais-chave, entre outros);
  • perda de lucratividade; e
  • falta de inovação.


Processo: investimento em estratégias


Aprendizado e crescimento: instituições em conhecimento, estagnação


Palavras-chave: balanço em ativos intangíveis, articulação social em agenda, balanço social em conhecimento, balanço de desenvolvimento sustentável, serviços de auditoria independente, análise de balanços sociais, certificação de capital simbólico, escrituração contábil digital, balanços em produção, empresas em sustentabilidade, projetos em balanços, sustentabilidade em diferenças, ética em tecnologia, indicadores de avaliação, plano de negócios, ideias centrais, risco operacional, credibilidade, auditoria


Keywords: GRI


Brasil: Brasil em sustentabilidade, Brasil em instituições, instituições brasileiras, instituições brasileiras em valor, balanço social no Brasil


Iseal Alliance. Our credibility principles. Available from < http://www.isealalliance.org/our-work/defining-credibility/our-credibility-principles >. access on 22 September 2012.


http://www.google.com.br/search?q=institui%C3%A7%C3%B5es+%22balan%C3%A7os+sociais%22+%22gerenciamento+de+projetos%22&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar


Number of topics: 26


Ágora

Number of topics: 7


Express

Number of topics: 5


Persona

Number of topics: 0


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 26 Jul 2004
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback