Segundo
GRANT (2000), o movimento da qualidade total inclui duas suposições com implicações de gestão diferentes daquelas existentes na administração científica. Ambas as suposições favorecem a reflexão sobre o valor da organização em educação.
A primeira suposição é de que o conhecimento não é transferido com facilidade.
MAGGI (2004) reforça essa afirmação indicando que, por exemplo, ensinar não é transmitir. O valor envolvido no processo de
aprendizagem é o de aprender no sentido de ajudar a aprender e de aprender a aprender.
MAGGI cita BATESON (1972) reforçando o ajudar a aprender sobre o processo de aprendizagem.
MAGGI afirma que saberes, capacidades, atitudes e maneiras de ver "passam" de um sujeito para o outro, mas não porque são transmitidas. O autor afirma que se trata de um compartilhamento, devido a uma ação de
aprendizagem. A
aprendizagem pode ser apoiada, mesmo que não seja indispensável, pelas múltiplas formas do que chamamos de
ensino (
MAGGI, 2004).
A segunda suposição [implícita] do movimento da qualidade total é de que os seres humanos são inteligentes e capazes de aprender. Daí decorre a ênfase em treinamentos sobre processos estatísticos e solução de problemas.
O movimento da qualidade total favorece a transferência da tomada de decisões sobre as tarefas operacionais para as próprias pessoas que realizam estas tarefas.
GRANT (2001) afirma que a contribuição efetiva de abordagens apoiadas no conhecimento para a gestão e para a firma é prover uma perspectiva que possa aumentar, estender e possivelmente transformar as técnicas de gestão e as teorias existentes.
Processo:
conhecimento em escolas
Aprendizado e crescimento:
regiões de aprendizagem em escolas
Palavras-chave:
educação em práticas sociais,
regiões de aprendizagem,
valor de troca,
práticas docentes,
escolas
Keywords:
player types in games,
learning areas,
learning region,
cognitive conflict,
#tqepearson
Resultados:
tecnologias de informação e comunicação,
tecnologias que educam,
produção do conhecimento,
filosofia da mente
BATESON, G. The logical categories of learning and communication, and the acquisition of world views, em Steps of an ecology of mind. New York: Chandler Publishing Company, 1972
CARVALHO, F.C.A.; IVANOFF, G.B.
Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em <
http://www.pearson.com.br/acontece.asp?id_p=0&pag_id=49&acao_id=25&area_pai=40 >. Acesso em 10 out. 2009.
Raio X para novas práticas. Revista Educação, Edição 150. Disponível em <
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12778 >. Acesso em 26 out. 2009.
WINCH, Cristopher; GINGELL, John. Dicionário de Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2007. Disponível em <
http://criticanarede.com/html/dicfileducacao.html >.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Ao+ensinar+e+aprender+qual+o+valor+da+tecnologia&btnG=Pesquisar
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22ensinar+e+aprender%22+%22tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o%22&btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&oq=
Number of topics:
9
Number of topics:
8
Number of topics:
2
Number of topics:
10
--
GregorioIvanoff - 28 Jul 2012
to top