Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page risks in linkages



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.EscolasEmRegioesDeAprendizagemr1.8 - 15 Jul 2018 - 21:01 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Educação em liberdade


Segundo GRANT (2000), o movimento da qualidade total inclui duas suposições com implicações de gestão diferentes daquelas existentes na administração científica. Ambas as suposições favorecem a reflexão sobre o valor da organização em educação.

A primeira suposição é de que o conhecimento não é transferido com facilidade.

MAGGI (2004) reforça essa afirmação indicando que, por exemplo, ensinar não é transmitir. O valor envolvido no processo de aprendizagem é o de aprender no sentido de ajudar a aprender e de aprender a aprender. MAGGI cita BATESON (1972) reforçando o ajudar a aprender sobre o processo de aprendizagem.

MAGGI afirma que saberes, capacidades, atitudes e maneiras de ver "passam" de um sujeito para o outro, mas não porque são transmitidas. O autor afirma que se trata de um compartilhamento, devido a uma ação de aprendizagem. A aprendizagem pode ser apoiada, mesmo que não seja indispensável, pelas múltiplas formas do que chamamos de ensino (MAGGI, 2004).

A segunda suposição [implícita] do movimento da qualidade total é de que os seres humanos são inteligentes e capazes de aprender. Daí decorre a ênfase em treinamentos sobre processos estatísticos e solução de problemas.

O movimento da qualidade total favorece a transferência da tomada de decisões sobre as tarefas operacionais para as próprias pessoas que realizam estas tarefas.

GRANT (2001) afirma que a contribuição efetiva de abordagens apoiadas no conhecimento para a gestão e para a firma é prover uma perspectiva que possa aumentar, estender e possivelmente transformar as técnicas de gestão e as teorias existentes.


Processo: conhecimento em escolas


Aprendizado e crescimento: regiões de aprendizagem em escolas


Palavras-chave: educação em práticas sociais, regiões de aprendizagem, valor de troca, práticas docentes, escolas


Keywords: player types in games, learning areas, learning region, cognitive conflict, #tqepearson


Resultados: tecnologias de informação e comunicação, tecnologias que educam, produção do conhecimento, filosofia da mente


BATESON, G. The logical categories of learning and communication, and the acquisition of world views, em Steps of an ecology of mind. New York: Chandler Publishing Company, 1972

CARVALHO, F.C.A.; IVANOFF, G.B. Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em < http://www.pearson.com.br/acontece.asp?id_p=0&pag_id=49&acao_id=25&area_pai=40 >. Acesso em 10 out. 2009.

Raio X para novas práticas. Revista Educação, Edição 150. Disponível em < http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12778 >. Acesso em 26 out. 2009.

WINCH, Cristopher; GINGELL, John. Dicionário de Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2007. Disponível em < http://criticanarede.com/html/dicfileducacao.html >.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Ao+ensinar+e+aprender+qual+o+valor+da+tecnologia&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22ensinar+e+aprender%22+%22tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o%22&btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&oq=


Number of topics: 10


Express

Number of topics: 10


Ágora

Number of topics: 2


Persona

Number of topics: 9


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 28 Jul 2012
to top


You are here: Ilanet > Organizacao > EscolasEmRegioesDeAprendizagem

to top

Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback