Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.RecargaDeAguasSubterraneasr1.6 - 27 Nov 2023 - 02:12 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Recarga de águas subterrâneas


A recarga de águas subterrâneas é o aprimoramento dos suprimentos naturais de águas subterrâneas usando meios de transporte artificiais, como bacias de infiltração, trincheiras, barragens ou poços de injeção. O armazenamento e recuperação de aquíferos é um tipo específico de recarga de águas subterrâneas praticado com o objetivo de aumentar os recursos de águas subterrâneas e recuperar a água no futuro para vários usos.

As águas subterrâneas são recarregadas naturalmente pela chuva e pelo derretimento da neve e, em menor escala, pelas águas superficiais (rios e lagos). A recarga pode ser um pouco impedida por atividades humanas, incluindo pavimentação, desenvolvimento ou exploração madeireira. Essas atividades podem resultar na perda de solo superficial, resultando em infiltração reduzida de água, escoamento superficial aprimorado e redução na recarga. O uso de águas subterrâneas, especialmente para irrigação, também pode diminuir os lençóis freáticos. A recarga de águas subterrâneas é um processo importante para a gestão sustentável das águas subterrâneas, uma vez que a taxa de volume captada de um aquífero a longo prazo deve ser menor ou igual à taxa de volume que é recarregada. A recarga pode ajudar a mover o excesso de sais que se acumula na zona da raiz para as camadas mais profundas do solo ou para o sistema de águas subterrâneas. As raízes das árvores aumentam a saturação de água nas águas subterrâneas, reduzindo o escoamento de água. A inundação aumenta temporariamente a permeabilidade do leito do rio, movendo os solos argilosos a jusante, e isso aumenta a recarga do aquífero.


Recarga artificial de águas subterrâneas


Os níveis das águas subterrâneas diminuem [...] à medida que retiradas excedem a taxa de reabastecimento natural dos aquíferos, chamada recarga. Um método de controlar o declínio dos níveis de água é usar a recarga artificial das águas subterrâneas. A recarga artificial é a prática de aumentar a quantidade de água que entra em um aquífero por meios controlados pelo homem. Por exemplo, as águas subterrâneas podem ser recarregadas artificialmente redirecionando a água pela superfície terrestre por meio de canais, bacias de infiltração ou lagoas; adição de sulcos de irrigação ou sistemas de aspersão; ou simplesmente injetar água diretamente no subsolo através de poços de injeção. [...] financiar projetos de recarga de poços cavados (um poço cavado é um poço largo e raso, geralmente revestido de concreto). Outra questão ambiental é a eliminação de resíduos através do fluxo de água, como fazendas leiteiras, industriais e escoamento urbano.


Palavras-chave: gerenciamento de água, águas subterrâneas, uso conjuntivo


Resultados: zeladoria da água


Constro Facilitator. Different types of water management methods. Available from < https://constrofacilitator.com/different-types-of-water-management-methods/ >. access on 12 July 2023.

-- GregorioIvanoff - 12 Jul 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback