Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.ArmazenamentoERecuperacaoDeAquiferosr1.5 - 20 Dec 2023 - 10:46 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
O armazenamento e recuperação de aquíferos é a injeção direta de suprimentos de água de superfície, como água potável, água recuperada (ou seja, água da chuva) ou água do rio em um aquífero para posterior recuperação e uso. A injeção e a extração geralmente são feitas por meio de um poço. Em áreas onde a água da chuva não pode percolar o solo ou onde não é capaz de percolar rápido o suficiente (ou seja, áreas urbanas) e onde a água da chuva é desviada para os rios, o armazenamento e recuperação de aquíferos da água da chuva pode ajudar a manter a água da chuva dentro de uma área. O armazenamento e recuperação de aquíferos é usado para fins municipais, industriais e agrícolas.

O objetivo da recuperação de aquíferos é reabastecer a água em um aquífero. Injetar água em poços de recuperação de aquíferos pode prevenir a intrusão de água salgada em aquíferos de água doce e controlar a subsidência do solo. Em contraste, os poços de armazenamento e recuperação de aquíferos são usados ​​para armazenar água no solo e recuperar a água armazenada para abastecimento de água potável, irrigação, necessidades industriais ou projetos de restauração de ecossistemas. A água armazenada pode ser recuperada do mesmo poço usado para injeção ou de poços de injeção ou recuperação próximos.


Palavras-chave: recarga de águas subterrâneas, gerenciamento de água, manguezais


Agência Brasil. Como manguezais podem ‘economizar’ R$ 500 milhões do Brasil? Entenda. Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/07/27/como-manguezal-pode-combater-poluicao-entenda-a-relacao.htm >. Acesso em 27 jul. 2023.

Constro Facilitator. Different types of water management methods. Available from < https://constrofacilitator.com/different-types-of-water-management-methods/ >. access on 12 July 2023.

Souza, Felipe. Por que tantos prédios ficam despejando água limpa sem parar nas ruas? Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/articles/c28p2rw929wo >. Acesso em 31 jul. 2023.

-- GregorioIvanoff - 13 Jul 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback