Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.ValoresDoDesenvolvimentoSustentavelNoBrasilr1.29 - 13 Jan 2021 - 18:57 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Express


Valores do desenvolvimento sustentável no Brasil


Pesquisas acadêmicas indicam uma característica paradoxal da informação, considerando sua função primária de prover transparência ao mundo: a informação simbólica cria "opacidade social". A informação "completa" não é tão importante como a informação convincente, ou seja, a comunicação na forma de símbolos que eliminam dúvidas sobre o funcionamento "normal" da sociedade.

Segundo matéria da BBC Brasil em 2006, também publicada pela Folha de SP, um estudo da fundação alemã Bertelsmann mostra a opinião de pessoas em nove países sobre que nações serão potências mundiais no ano 2020. A pesquisa, intitulada "Potências mundiais no século 21", indica: "No Brasil, 15% dos entrevistados acham que seu próprio país é atualmente uma potência mundial, e 32% estão convencidos de que o Brasil será uma potência em 2020. No entanto, outros países não compartilham do otimismo dos brasileiros. Só 5% do total de entrevistados vêem o país como um centro de poder hoje, e 10% em 2020".

Editado pela Dacasa Editora em Porto Alegre, 2002, o livro "Onde está o dinheiro?" indica que "tanto o dinheiro como o sistema monetário são resultados da criatividade" e que "é possível criar um outro sistema, já que este não é estático, nem tampouco imutável".

A pesquisa sobre moedas complementares pode contribuir com o debate sobre a dissonância de indicadores e sobre a percepção do desenvolvimento no Brasil?

As moedas complementares parecem mais associadas a valores identificados apenas por comunidades específicas. Um exemplo interessante é o do Banco Popular do Conjunto Palmeira, integrado ao Instituto Banco Palmas, "uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza-CE, cujo objetivo é fazer a gestão do conhecimento e difusão das práticas de Economia Solidária do Banco Palmas (Banco popular do conjunto Palmeira). O Foco da ação está voltado para implantação de sistemas econômicos alternativos na perspectiva da inclusão social".

Além do Banco Popular do Brasil, o Banco Real ABN Amro também se interessou por promover, em seus encontros de sustentabilidade, em 2007, uma palestra com Bernard Lietaer, que, segundo a Wikipedia, é um economista e autor que estuda sistemas monetários e promove a ideia de que comunidades podem se beneficiar em criar suas próprias moedas complementares, que circulam em paralelo com moedas nacionais.

Em 2004, o SEBRAE organizou uma publicação sobre o "Sistema Financeiro e as Micro e Pequenas Empresas". Nesta indica: "A ampliação signficativa do acesso dos pequenos negócios formais e informais ao crédito e demais serviços financeiros está condicionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento de uma estratégia capaz de induzir os bancos a trabalharem com um foco especial nos Arranjos produtivos Locais (APLs). Essa estratégia permitirá o surgimento de ações próprias de uma abordagem coletiva capaz de permitir uma adequada percepção da força econômica e social de um conjunto de pequenos negócios em um determinado território. Só assim eles deixarão de ser vistos isoladamente e frágeis em seu poder de negociação com as instituições financeiras."

Exemplos de empresas de grande porte também reforçam a questão do valor em comunidades específicas, redes colaborativas de valor e até mercados inteiros.

O bem conhecido exemplo da Natura e sua rede de revendedoras ilustra um caso de sucesso e inovação envolvendo, entre outros relevantes, cosméticos, meio ambiente e sustentabilidade.

O Pólo Tecnológico da cidade de São Carlos, no interior do estado de São Paulo, é um exemplo "de como a educação e o conhecimento podem gerar desenvolvimento e, além disso, buscar a integração dos diversos setores da sociedade para que os esforços conjuntos possam trazer resultados", como identificou participante de programa de pós-graduação em gestão estratégica de negócios, na Universidade de Sorocaba - UNISO.

Para finalizar, mais pesquisas acadêmicas indicam como exemplo a Embraer e seus esforços para competir no contexto da globalização e do comércio global. A Embraer está entre as poucas empresas brasileiras de grande porte que acompanham as negociações e os vários grupos de negociação sobre a Alca.

Como se pode constatar, informação e gestão do conhecimento estão no cerne do debate sobre crescimento econômico sustentável no Brasil. Assim como se costuma defender em aulas sobre gestão do conhecimento, a diversidade de valores ganha novos significados com a confrontação de conceitos e modelos.


Aprendizado e crescimento: sustentabilidade em diferenças


Palavras-chave: conhecimento em negociação, educação em diversidade, inteligência do ambiente, beneficiários, fundações, GetGC, PUC-SP MBIS, Fundação Bertelsmann


Brasil: desenvolvimento sustentável no Brasil, estratégia de desenvolvimento brasileira, SBGC KM Brasil 2007


Bertelsmann Stiftung. Available from < http://www.bertelsmann-stiftung.org/cps/rde/xchg/bst_engl/hs.xsl/index.html >.

CRESCENTI, Marcelo. Só brasileiros vêem país como grande potência do futuro. BBC. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u53767.shtml > e < http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/06/060602_pesquisapotenciamc.shtml >.


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=Valores+%22desenvolvimento+sustent%C3%A1vel+no+Brasil%22+PUC+SP&lr=


Number of topics: 6


Persona

Number of topics: 1


ILAnet

Number of topics: 8


Ágora

Number of topics: 4


Efficiency


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 19 Nov 2007
to top


You are here: Express > SBGC > ValorEmNegociacao > ValoresDoDesenvolvimentoSustentavelNoBrasil

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback