Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.WebLecturesr1.4 - 13 Aug 2023 - 14:28 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Professores do Instituto da Computação da UNICAMP disponibilizam aulas no CameraWeb


Hélio Costa Júnior


[17/2/2011] Estruturas de Dados, Projeto de Sistemas Computacionais, Arquitetura de Computadores e Implementação de Linguagens, disciplinas ministradas por professores do Instituto de Computação (IC), acabam de ser disponibilizadas no servidor de vídeo CameraWeb da Unicamp. Os 138 arquivos de vídeo representam as aulas que foram ministradas pelos docentes durante as suas atividades em classe.

Todo o material pertence ao Projeto WebLectures, que começou a ser pensado em 2008 pelo professor Rodolfo Jardim de Azevedo, do IC. Seu conteúdo pode ser acessado gratuitamente neste link. http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/groups

Atualmente, o WebLectures, software que é resultado do trabalho de mestrado do aluno Pedro Almeida, do IC, possui mais de 600 aulas de 44 disciplinas. Perto de 2.300 alunos da Unicamp estão cadastrados para assisti-las. O Projeto WebLectures conta com apoio da Microsoft Research, da HP, do CNPq e Fapesp. Azevedo, que pertence ao Departamento de Sistemas de Computação, falou ao Portal da Unicamp sobre o assunto.

Portal - O que é o Projeto WebLectures e por que foi criado?

Rodolfo Jardim de Azevedo - O projeto WebLectures foi criado com o intuito de facilitar a gravação e a distribuição de aulas via web. O serviço está hospedado no Instituto de Computação da Unicamp. As primeiras disciplinas foram gravadas em 2008.

Qual é o objetivo do projeto?

É tornar o conteúdo das aulas disponíveis para os alunos revisarem o que aprenderam ou mesmo assistirem algo que não conseguiram acompanhar. As ferramentas que foram desenvolvidas pelo IC têm como foco não atrapalhar o docente durante sua aula e também reduzir o esforço necessário para a publicação do conteúdo na internet.

Como funciona o processo de gravação?

Ao começar a aula, basta que o docente aperte um botão de gravação no computador e aperte-o novamente ao final da aula. O vídeo, já completamente gravado e sem a preocupação com formatos, também pode ser enviado pelo professor para o servidor com apenas alguns cliques no mouse. Nesse modelo, utilizamos TabletPCs e gravamos apenas a tela do computador do docente e o áudio, sem a utilização de câmeras extras para gravar a sala. Assim, todo o processo de gravação pode ser feito de forma simplificada pelo próprio docente, utilizando os mesmos slides que ele utilizaria em suas aulas normais e fazendo anotações com caneta sobre a tela.

O material ficará alojado em servidores da Unicamp? Quanto ele ocupa de espaço de memória?

As maiores aulas gastam em torno de 150MB. Nossos servidores têm espaço suficiente para armazenar uma grande quantidade de aulas.

Como os vídeos podem ajudar a comunidade?

Com os vídeos, os alunos podem revisar um assunto apresentado em sala a qualquer momento, no seu próprio ritmo, pausando, repetindo ou avançando a aula quando desejarem. Muitos alunos utilizam os vídeos para revisar o conteúdo para as provas. Para os docentes, as estatísticas oferecidas pelo WebLectures permitem que ele infira as aulas e aprimore (quando for o caso) as próximas edições. Para a comunidade externa o conteúdo ficará disponível 24 horas, via internet.

Quem pode consultar o WebLectures?

Qualquer aluno da Unicamp pode utilizar o material do WebLectures. Gradativamente, mais vídeos serão transferidos para o CameraWeb.

Qual é o procedimento para quem deseja gravar um vídeo?

Os vídeos são gravados utilizando o software TabletPCs. Ele está disponível na página do projeto. Nós podemos ajudar os docentes da Unicamp que estiverem interessados em gravar suas disciplinas e colocá-las no servidor. As gravações ficarão disponíveis no WebLectures para todos os alunos e, ao final do semestre, os docentes podem decidir se querem copiar ou não para o CameraWeb.

WebLectures e CameraWeb. Qual a diferença entre eles?

O WebLectures faz todo o trabalho junto com o software do computador do docente tornando mais fácil a publicação das aulas. O software também coleta estatísticas de visualização e sua funcionalidade de navegação é aprimorada. Ele dá a possibilidade de clicar em um dos slides disponíveis e navegar para exatamente aquele momento do vídeo. O CameraWeb é o servidor de vídeos da Unicamp. Ele recebe os vídeos e distribui publicamente. Ele tem grande infraestrutura de armazenamento, de backup e distribuição.


Keywords: business management programs


Palavras-chave: gravação no computador, acesso à educação

-- GregorioIvanoff - 23 Feb 2011
to top


You are here: Ilanet > Organizacao > ConteudoLivre > WebLectures

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback