Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Bioeconomiar1.17 - 15 Apr 2024 - 14:39 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
"[...] [a] bioeconomia é uma economia baseada no consumo e na produção de bens e serviços derivados do uso direto e transformação sustentável de recursos biológicos, incluindo os resíduos de biomassa gerados nos processos de transformação, produção e consumo, aproveitando o conhecimento dos sistemas, princípios e processos e as tecnologias aplicáveis ao conhecimento e transformação dos recursos biológicos e a emulação de processos e princípios biológicos.

O documento cita três exemplos de recursos biológicos que podem servir de base para o desenvolvimento de estratégias nacionais e regionais de bioeconomia: a biodiversidade (incluída a agrobiodiversidade), especialmente em países megadiversos e com ecossistemas únicos; a capacidade para produzir biomassa para diversos usos, além de alimentos; e a disponibilidade de resíduos agrícolas e agroindustriais. [...]" (Cepal, 2017).


Processo: avanços


Palavras-chave: desenvolvimento de projetos, bioeconomia florestal, cooperação internacional, reformas estruturantes, agrobiodiversidade, adicionalidade, agroecologia, economia, progresso, natureza, materiais, setores, pontos, bio, Tyler Cowen, Suécia


English: bioeconomy


Cepal. Que é a bioeconomia e qual o seu grau de desenvolvimento na América Latina e no Caribe? 14 dez. 2017. Disponível em < https://www.cepal.org/pt-br/noticias/que-bioeconomia-qual-o-seu-grau-desenvolvimento-america-latina-caribe >. Acesso em 22 jul. 2022.

DW. Créditos de carbono na Amazônia são ineficazes, diz estudo: Pesquisa da Universidade de Berkeley financiada pela ONG Carbon Market Watch aponta que sistema não é adequado para compensar emissões de carbono e expõe comunidades indígenas a riscos. "[...] Os autores do estudo também defendem que, em vez de destinar dinheiro à aquisição de créditos de carbono, esses recursos estarão mais bem investidos em projetos de conservação de florestas tocados por comunidades tradicionais e indígenas. [...]", 16 de setembro de 2023. Disponível em < https://amp.dw.com/pt-br/cr%C3%A9ditos-de-carbono-na-amaz%C3%B4nia-s%C3%A3o-ineficazes-diz-estudo/a-66829606 >. Acesso em 16 set. 2023.

EMBRAPII. Bioeconomia pode tornar o Brasil protagonista em economia verde, 16 fev. 2023. Disponível em < https://embrapii.org.br/bioeconomia-pode-tornar-o-brasil-protagonista-em-economia-verde/ >. Acesso em 20 out. 2023.

Lovely, Garrison. Por que progresso hoje não parece tão rápido quanto no passado. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-62227098 >. Acesso em 22 jul. 2022.

Portal de Bioeconomia. Concepção e gestão do SENAI CETIQT, Rio de Janeiro – RJ. Disponível em < https://portaldebioeconomia.com/sobre >. Acesso em 20 out. 2023.

Representação na economia do conhecimento: Prática da articulação social e objeto da sustentabilidade. Organizadores: Gregorio Ivanoff; Fábio Câmara, KM Brasil 2008.

Santos, Rudja. Bioeconomia usa saberes indígenas na exploração sustentável da Amazônia. "[...] Apesar da simplicidade do processo, os indígenas enfrentam dificuldades para acessar políticas públicas devido à burocracia. Carneiro, pesquisador da Embrapa, destaca a importância de políticas participativas e inclusivas que considerem as demandas reais das comunidades indígenas. Ele enfatiza que é necessário criar políticas, programas e projetos mais participativos, desde o planejamento, ouvindo as demandas e experiências das comunidades. 'O conhecimento que eles têm do território, dos produtos florestais, das áreas com maior potencial produtivo, de como fazer o manejo e respeitar a floresta para que não haja grandes impactos é essencial para o fortalecimento da bioeconomia inclusiva'. [...]".Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/04/15/bioeconomia.htm >. Acesso em 15 abr. 2024.

Stefan, Elisa. Nos planos de Lula, ‘bioeconomia’ é estratégia econômica ao redor do mundo. Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/opiniao/2023/01/08/nos-planos-de-lula-bioeconomia-e-estrategia-economica-ao-redor-do-mundo.htm >. Acesso em 9 jan. 2023.


[25 nov. 2021] [Q]uais são as mudanças no leque de produtos e nas tecnologias adotadas para que a oferta de sua empresa à sociedade deixe de destruir a natureza e contribua a regenerá-la? (Ricardo Abramovay. A competitividade baseada na destruição está com os dias contados, 24 nov. 2021. Disponível em < https://tab.uol.com.br/colunas/ricardo-abramovay/2021/11/24/a-competitividade-baseada-na-destruicao-esta-com-os-dias-contados.htm >. Acesso em 25 nov. 2021).

-- GregorioIvanoff - 23 Jul 2022
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback