Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.AtributosDeMetricaDeRigorr1.3 - 13 Sep 2023 - 16:03 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - Atributos de Métrica de Rigor

(ZELIK et al., 2007)


A Exploração de Hipóteses descreve até que ponto várias hipóteses foram consideradas para explicar os dados. Em um processo de baixo rigor, há uma ponderação mínima de alternativas. Um processo de alto rigor, em contraste, envolve a ampliação do conjunto de hipóteses além de um enquadramento inicial e a incorporação de múltiplas perspectivas para identificar as melhores e mais prováveis explicações.

A Pesquisa de Informações está relacionada à profundidade e amplitude do processo de pesquisa usado na coleta de dados. Um processo de análise de baixo rigor não vai além de fontes de dados rotineiras e prontamente disponíveis, enquanto um processo de alto rigor tenta explorar exaustivamente todos os dados potencialmente disponíveis no espaço amostral relevante.

A Validação de Informações detalha o nível em que as fontes de informações são corroboradas e validadas de forma cruzada. Em um processo de baixo rigor, pouco esforço é feito para usar evidências convergentes para verificar a precisão da fonte, enquanto um processo de alto rigor inclui uma abordagem sistemática para verificar as informações e, quando possível, garante o uso de fontes mais próximas das áreas de interesse.

A Análise de Perspectiva [ou Análise de Postura ou, ainda, Análise de Posição] é a avaliação de dados com o objetivo de identificar a postura ou perspectiva da fonte e colocá-la em um contexto mais amplo de compreensão. No nível de baixo rigor, um analista pode notar um viés claro em uma fonte, enquanto um processo de alto rigor envolve pesquisa sobre os antecedentes da fonte com a intenção de obter uma compreensão mais sutil de como sua perspectiva pode influenciar sua postura em relação a questões relevantes para a análise.

A Análise de Sensibilidade considera até que ponto o analista considera e compreende as suposições e limitações de sua análise. Em um processo de baixo rigor, as explicações parecem apropriadas e válidas em um nível superficial. Em um processo de alto rigor, o analista emprega uma estratégia para considerar a força das explicações se as fontes de apoio individuais se mostrarem inválidas.

A Colaboração de Especialistas descreve o grau em que um analista incorpora as perspectivas de especialistas de domínio em suas avaliações. Em um processo de baixo rigor, pouco esforço é feito para buscar tal especialização, enquanto em um processo de alto rigor o analista conversou com, ou pode ser, um especialista importante nas principais áreas de conteúdo da análise.

Síntese de informações refere-se a quão além de simplesmente coletar e listar dados um analista foi em seu processo. No processo de baixo rigor, um analista simplesmente cumpre as informações relevantes de forma unificada, enquanto um processo de alto rigor extrai e integra informações com uma consideração minuciosa de diversas interpretações de dados relevantes.

A Crítica da Explicação é uma forma diferente de colaboração que captura quantas perspectivas diferentes foram incorporadas ao examinar as hipóteses primárias. Em um processo de baixo rigor, há pouco uso de outros analistas para fornecer informações sobre a qualidade da explicação. Em um processo de alto rigor, colegas e especialistas examinaram a cadeia de raciocínio e identificaram explicitamente quais inferências são mais fortes e quais são mais fracas.


Aprendizado e crescimento: pensamento matemático


Palavras-chave: dados, rigor


English: attributes of rigor metric

-- GregorioIvanoff - 22 Jan 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback