"Quando o verde dos teus olhos
se espalhar na plantação
eu te asseguro, não chore não, viu
que eu voltarei, viu meu coração" (NASCIMENTO, Luiz Gonzaga do. < http://youtu.be/HkGmS3ARluE?t=2m21s >; FAGNER; DOMINGUINHOS < http://youtu.be/T8nGwqutpy4?t=2m41s >; FORRÓ IN THE DARK; BYRNE, David. < http://youtu.be/v8OWpeF8jy0?t=2m26s > ).
A liberdade de aprender em regiões que viabilizam interconexões entre disciplinas. A oportunidade de fazer conexões entre perfis e regiões de aprendizagem, onde se dá o desenvolvimento. (educação em práticas sociais, aprendizagem em regiões).
"Rede social para cientistas tem mais de 1 milhão de usuários". Quando o desenvolvimento se transforma em competências humanas, concretiza capacidades organizacionais que aparecerão como infraestruturas, incluindo as tecnológicas. Os resultados melhoram e aparecem. O esforço é reconhecido. O trabalho é enriquecedor. (redes sociais de pesquisa, pesquisa em redes sociais).
"[...] temos muito o que aprender no sentido de aproximar e tornar mais coerentes essas multivisões do Brasil que permitem tantos arranjos e determinam tanta imobilidade social e política" (DA MATTA, Roberto. A casa & a rua, 1997). Infraestrutura em relação a práticas organizadas. (ordem em estrutura, informação em estrutura).
"[...] é preciso separar as razões, que um emancipador não é um professor, que um emancipador não é um cidadão. Pode-se ser, ao mesmo tempo, professor, cidadão e emancipador, mas não se pode sê-lo em uma lógica única" (VERMEREN; CORNU; BENVENUTO, 2003).
"Tocar, eu toco de tudo mesmo. Depois que você tem experiência, não é difícil tocar com o Gil, com Gal, com quem quer que seja, porque eles começam uma música e você já sabe pra onde vai, já sabe tudo. Agora, é só quando eu toco toada, baião e forró é que eu sinto aquela coisa flamejante aqui no peito" (COSTA, Yamandu; DOMINGUINHOS, < http://youtu.be/xd-WhE1uX3Q?t=2m18s >; jogos em organização; Wikipedia, DOMINGUINHOS < http://pt.wikipedia.org/wiki/Dominguinhos >; tecnologia em linguagem, responsividade em liderança).
"A questão de pesquisa se volta mais especificamente para o repertório e o objetivo consiste em investigar por que as letras das canções se apresentam saudosas, enquanto a música vibrante, favorece a dança alegre" (LOPES, Ibrantina Guedes de Carvalho, 2007).
"Depois eu verifiquei que esse conjunto era de origem portuguesa, porque a chula do velho Portugal tem essas coisas, o ferrinho (triângulo), o bombo (o zabumba) e a rabeca (a sanfona) é folclore que chegou de lá no Brasil e deu certo. Agora, o que eu criei, foi a divisão do triângulo, como ele é tocado no baião. Isso aí não era conhecido. (NASCIMENTO, Luiz Gonzaga do; Baião, Forró Pé-de-Serra, Wikipedia; LOPES, Ibrantina Guedes de Carvalho, 2007; Dreyfus, 1996, p.152 apud Ramalho, 2000, p.62)".
Coco de embolada
"[Brasil] Embolada, Coco de embolada, Coco-de-improviso ou Coco de repente é uma espécie de arte surgida no nordeste, onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do pandeiro, montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados onde um tenta denegrir a imagem do que lhe faz dupla com versos ofensivos, famosos pelos palavrões e insultos utilizados. O ofendido deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com cantoria onde a música e a resposta são lentas, melodiosas e o tema principal é a vida cotidiana" (Wikipedia, Embolada, tempo de diferenças).
Disciplina em partitura
"A mistura de forró, embalado com uma percussão forte, uma pitada de jazz, outra de rock e reggae, e mais todas as influências tanto brasileiras quanto Nova Yorkinas formam o Forró in the Dark. [...] levam ao palco além de uma performance impecável, sons engraçados diante de uma musicalidade moderna e irreverente com songs em inglês e português" (Forró in the dark, 2012).
Prenda minha
"Foi lá que tomou contato com o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Foi do contato com este artista que surgiu a ideia de Luiz Gonzaga apresentar-se vestido de vaqueiro - figurino que o consagrou como artista" (Wikipedia, Luiz Gonzaga).