Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.InteressesComunsr1.14 - 30 Dec 2023 - 01:59 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - A próxima geração de comunicações on-line pode fortalecer a sociedade civil conectando melhor as pessoas a outras pessoas com quem compartilham afinidades, para que possam trocar informações com mais eficiência e se auto-organizar? Esse sistema poderia ajudar a revitalizar a democracia no século 21? Quando a computação pessoal em rede foi desenvolvida, os engenheiros se concentraram em ampliar a criatividade entre os indivíduos e aprimorar a colaboração entre alguns. Eles não consideraram muito a interação social entre milhões de usuários da Internet. Pensa-se que a arquitetura técnica da Net não precisa abordar as questões de "identidade pessoal" e "confiança", uma vez que essas questões tendem a se cuidar.

Este artigo propõe a criação de uma Rede Social Aumentada (ASN) que construiria identidade e confiança na arquitetura da Internet, no interesse público, a fim de facilitar as introduções entre pessoas que compartilham afinidades ou capacidades complementares nas redes sociais. A ASN tem três objetivos principais: 1) Criar um sistema para toda a Internet que permita um compartilhamento de conhecimento mais eficiente e eficaz entre as pessoas através das fronteiras institucionais, geográficas e sociais; 2) Estabelecer uma forma de identidade online persistente que apóie os bens comuns públicos e os valores da sociedade civil; e 3) Aumentar a capacidade dos cidadãos de formar relacionamentos e se auto-organizarem em torno de interesses compartilhados nas comunidades de prática, a fim de se engajarem melhor no processo de governança democrática. Com efeito, a ASN propõe uma forma de "cidadania online" para a Era da Informação.

O ASN não é um software ou site. Pelo contrário, é um modelo para uma comunidade on-line de última geração que pode ser implementada de várias maneiras, usando a tecnologia que existe hoje em grande parte. É um sistema que aumentaria o poder das redes sociais usando a mídia digital interativa para explorar a natureza transitiva da confiança através do princípio de seis graus de conexão. Como resultado, as pessoas serão capazes de se informar e se auto-organizar de maneira mais eficaz - em formações sociais rizomáticas e não hierárquicas -, levando a mais oportunidades de cidadania engajada. A Parte 1 do artigo discute os conceitos por trás da ASN, por que é importante prosseguir com um projeto hoje e os perigos que a sociedade civil enfrenta se não for perseguida. A parte 2 descreve uma arquitetura técnica para os protocolos e o software que ofereceriam suporte a um sistema de recomendações por meio de terceiros confiáveis na Internet como um todo. A Parte 3 oferece recomendações para os primeiros passos para alcançar o ASN.

O ASN une quatro áreas técnicas distintas em componentes de um sistema interdependente. Os quatro principais elementos do ASN são: identidade online persistente; interoperabilidade entre comunidades; relacionamentos intermediados; e tecnologias de correspondência de interesse público. Cada um deles é discutido em uma seção separada em detalhes.

A questão da identidade on-line persistente é examinada primeiro por meio de um contraste entre as necessidades da sociedade civil e as iniciativas atuais no setor comercial, o Liberty Alliance Project e o sistema de identidade .Net da Microsoft, chamado Passport. A ASN pede uma abordagem de interesse público à identidade online que permita que indivíduos expressem seus interesses fora de contextos determinados pelo comércio. Essa abordagem incluiria um perfil digital que possui uma "referência de afinidade" que facilitaria as conexões com terceiros confiáveis.

A seção sobre interoperabilidade entre comunidades online começa com uma discussão da Lei de Reed, que mostra como o valor das redes sociais cresce exponencialmente por meio da interconectividade. Em seguida, discutiremos como o ASN aplicaria a Lei de Reed às comunidades de prática on-line de novas maneiras, através da criação de protocolos de interoperabilidade que permitirão que os indivíduos cruzem mais facilmente entre redes sociais. A ASN criaria "portas" estrategicamente colocadas entre as infraestruturas da comunidade online, que hoje funcionam como "castelos murados". Também são discutidos os aplicativos de software do módulo necessários para estender a funcionalidade das infraestruturas da comunidade online, para que eles possam suportar a atividade do ASN.

A seção sobre relacionamentos intermediados começa discutindo a importância de intermediar apresentações entre pessoas que usam o ASN e descreve os "protocolos de introdução" que facilitariam esse processo. Embora muitas apresentações de ASN sejam automatizadas, outras de natureza mais sensível exigirão serviços de corretagem especializados que forneçam apresentações personalizadas, apropriadas para circunstâncias definidas de maneira restrita. Estes são discutidos, bem como os atuais sistemas de corretagem que estão desenvolvendo tecnologia relevante.

A seção sobre tecnologias de correspondência de interesse público explica por que é crucial que o setor da sociedade civil participe da criação de ontologias e taxonomias on-line que agora estão moldando a estrutura semântica da Internet. Também são discutidas as maneiras pelas quais as tecnologias correspondentes aprimoram as comunidades online e como o ASN desenvolveria protocolos que permitem a interoperabilidade entre estruturas ontológicas online. Este último enriqueceria o compartilhamento de conhecimento entre redes sociais, permitindo que comunidades distintas comparassem "mapas de conhecimento" e acessassem facilmente diversos pontos de vista.

O ASN poderia ser alcançado de maneira incremental, com software e protocolos desenvolvidos entre um grupo relativamente pequeno de participantes e gradualmente adotado por sistemas maiores de comunidades on-line, conforme entenderem. O ASN seria construído em padrões abertos, orientados por uma iniciativa sem fins lucrativos que coordena os esforços nas áreas técnicas descritas acima. Aspectos da implementação podem ser realizados por empresas com fins lucrativos que respeitam esses padrões abertos, assim como as empresas hoje lucram com o fornecimento de email ou páginas da Web. Mas, para garantir que a ASN atenda aos seus objetivos de interesse público, as organizações participantes teriam que concordar em cumprir os princípios de implementação da ASN.

[Atualização: Desde que este documento foi divulgado pela primeira vez em rascunho, em junho de 2003, foi criada uma organização para ajudar a criar a ASN. Para obter mais informações sobre esse projeto sem fins lucrativos, a Iniciativa para uma Rede Social Aumentada (IFASN), visite http://asn.planetwork.net.]


Processo: relações em envolvimento


Aprendizado e crescimento: desenvolvimento em diferenças


Palavras-chave: identidade conectada persistente, prática democrática, novas circunstâncias, negócios, alcance, cidades, comuns


English: shared interests


Resultados: inteligência do ambiente


IVANOFF, Gregorio Bittar. Affinity reference: Fair development of mobility and value dynamics in knowledge contexts. Available from < https://www.researchgate.net/project/Fair-development-of-mobility-and-value-dynamics-in-knowledge-contexts >. access on 15 December 2016.

JORDAN, Ken; HAUSER, Jan; FOSTER, Steven. The Augmented Social Network: Building identity and trust into the next-generation Internet, First Monday. Available from < http://www.firstmonday.org/issues/issue8_8/jordan/ >. access on 5 December 2019.

-- GregorioIvanoff - 05 Dec 2019
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback