Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page action in claims



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.VigilanciaTecnologicar1.4 - 29 Oct 2012 - 15:46 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Pere Escorsa Castells, Professor Dr.

Somente na Europa empresas perdem cerca de US$ 20 milhões por ano investigando inovações patenteadas


Link obtido a partir do CMAP:

http://www.uoc.edu/web/cat/art/uoc/escorsa0202/escorsa0202_imp.html


Diariamente surgem sete milhões de novas páginas virtuais na Internet. Anualmente são publicados, em todo o mundo, cerca de dois milhões de artigos científicos e registrados um milhão de patentes. Os números apresentados por um especialista em Gestão da Inovação Tecnológica aglutinam uma atividade cuja importância já atrai a atenção de empresas nos cinco continentes. Esta atividade consiste em utilizar, de modo mais sofisticado, bases de dados como ferramentas tecnológicas para captar, organizar, analisar e difundir sistematicamente informações estratégicas, posteriormente utilizadas pelas empresas para fortalecer seu diferencial competitivo. O conceito por trás desse processo de pesquisa e processamento de informações é conhecido como “Vigilância Tecnológica e Inteligência Competitiva”.

O assunto foi tema de uma palestra proferida pelo especialista no assunto professor Dr. Pere Escorsa Castells, em evento realizado no final de julho na FEA/USP. Engenheiro industrial e catedrático em Economia pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha), o docente é gerente da IALE Tecnologia, empresa de consultoria sediada em Barcelona com atuação na área da gestão da inovação tecnológica. O encontro foi promovido pela Coordenação do MBA – Conhecimento Tecnologia e Inovação da FIA-FEA/USP com o apoio do PGT (Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP).

Segundo o palestrante, além dos vultosos números por ele divulgados e da diversidade de informações técnicas produzidas mundialmente, sabe-se que especificamente na Europa as empresas contabilizam prejuízos anuais em torno de US$ 20 milhões decorrentes de gastos com pesquisas cujos resultados (produtos ou processos) já haviam sido patenteados. Interessadas em evitar perdas ainda maiores, muitas organizações estão atentas a todas as inovações que possam lhes garantir mais competitividade e rentabilidade. Castells ressalta que “em todos os continentes as empresas estão se dando conta de que é muito importante monitorar tudo o que está acontecendo em seu entorno”.


Aprendizado e crescimento: contratos de gestão


Palavras-chave: PGT USP, rentabilidade

-- GregorioIvanoff - 10 Jun 2004
to top


You are here: Ilanet > FEA > VigilanciaTecnologica

to top

Direitos de cópia © 1999-2017 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2017 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback