Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.TratamentoDeAguaDeEsgotor1.4 - 18 Nov 2023 - 19:36 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
O tratamento de esgoto é o processo de remoção de contaminantes das águas residuais municipais, contendo principalmente esgoto doméstico e algumas águas residuais industriais. Processos físicos, químicos e biológicos são usados ​​para remover contaminantes e produzir águas residuais tratadas (ou efluentes tratados) que sejam seguros o suficiente para serem liberados no meio ambiente. Um subproduto do tratamento de esgoto é um resíduo semi-sólido ou lama, chamado lodo de esgoto. O lodo tem que passar por tratamento adicional antes de ser adequado para disposição ou aplicação no solo.

Para a maioria das cidades, o sistema de esgoto também carrega uma proporção de efluentes industriais para a estação de tratamento de esgoto, que geralmente recebe pré-tratamento nas próprias fábricas para reduzir a carga poluente. Se o sistema de esgoto for um esgoto combinado, ele também transportará o escoamento urbano (águas pluviais) para a estação de tratamento de esgoto. A água de esgoto pode chegar às estações de tratamento por meio de tubulações e em um fluxo auxiliado por gravidade e bombas. A primeira parte da filtragem de esgoto normalmente inclui uma tela de barra para filtrar sólidos e objetos grandes que são coletados em lixeiras e descartados em aterros sanitários. Gorduras e graxas também são removidas antes do tratamento primário do esgoto.


Palavras-chave: gerenciamento de água, saneamento


Constro Facilitator. Different types of water management methods. Available from < https://constrofacilitator.com/different-types-of-water-management-methods/ >. access on 12 July 2023.

Correia, Flavia. Brasileiro cria sistema de tratamento de esgoto econômico e menos danoso à natureza. "[...] modelo de reator anaeróbico de baixo custo, que funciona com um biofilme bacteriano preso a uma espuma de poliuretano, capaz de reduzir em até 70% a concentração de compostos nitrogenados do esgoto sanitário. [...]". Disponível em < https://olhardigital.com.br/2022/06/30/ciencia-e-espaco/brasileiro-cria-sistema-de-tratamento-de-esgoto-economico-e-menos-danoso-a-natureza/amp/ >. Acesso em 17 ago. 2023.

Parker, Matt; Ford, Alex. Os peixes que estão se viciando em drogas, 6 agosto 2021. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-58011187 >. Acesso em 5 set. 2023.

-- GregorioIvanoff - 12 Jul 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback