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Software livre em sistemas de conhecimento
[Sistemas de Gestão de Conhecimento em Software Livre]
Por
IVANOFF, G.B.; SPINA, E.; SPÍNOLA, M.; FRANCISCHINI, P.G..
Trabalho apresentado no
KM Brasil 2003 da
SBGC.
Disponível em <
http://www.kmbusiness.net/images/Ivanoff1.pdf >. Acesso em 08 nov. 2008.
Resumo
Segundo TURBAN,
sistema é uma coleção de elementos como pessoas, recursos, conceitos e procedimentos, reunidos com a intenção de realizar uma função identificada ou servir a um objetivo.
Segundo FERRAZ, N.
'A cada ano que passa, o software livre ganha mais força, movido pela paixão de milhares de desenvolvedores e milhões de usuários que acreditam em uma ética segundo a qual o conhecimento não deve permanecer oculto, mas ser compartilhado.'
Atividades intensivas em conhecimento podem estar fortemente relacionadas com sistemas. A área de software livre inclui
desenvolvimento de sistemas, comunidades de prática, portais corporativos, robôs, trabalho virtual, comunicação e diversas outras atividades intensivas em conhecimento.
Gestão de Conhecimento pode ser definida segundo diferentes orientações. Segundo WILLMOTT, H., para muitos, e especialmente os que desenvolvem atividades em tecnologia da informação, trata do armazenamento e recuperação de informações, como por exemplo nas atividades de
data warehousing. Para outros, que estão em minoria,
gestão de conhecimento trata de descobrir e desenvolver processos organizacionais que valorizam e cultivam um processo dinâmico de aprendizagem que é
coletivamente compartilhado e irredutível à informação.
De acordo com a Free Software Foundation, software livre é aquele que oferece quatro liberdades fundamentais: a liberdade para usar o programa, para qualquer propósito, a liberdade para estudar seu funcionamento, a liberdade para distribuir cópias e a liberdade para melhorá-lo e disponibilizá-lo com suas melhorias.
Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito e explorar potencialidades de
sistemas de gestão de conhecimento em software livre . Sempre que possível, serão apresentados casos práticos de aplicação.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Sistemas+de+Gest%C3%A3o+de+Conhecimento+em+Software+Livre%22&btnG=Pesquisa+Google&meta=
Produtos disponíveis
Casos
2005
Em julho de 2005, o assunto está muito mais difundido e orientado.
Um exemplo obtido é o encontrado no site do
Ministério da Justiça do Brasil.
2003
Em 2003, utilizamos os argumentos 'knowledge management system' e 'open source' para identificar eventuais ofertas de sistemas de gestão de conhecimento em software livre.
A pesquisa retornou, na época, sistemas de categorias diferentes. Foi feita, no trabalho apresentado no KM Brasil 2003 uma tentativa de qualificação dessas categorias.
A pesquisa de casos de sistemas de gestão de conhecimento em 2003 apresentou como resultado o modelo de organização virtual da cidade de
Halton no Reino Unido.
Apresentou também os casos indicados a seguir.
Resultados do buscador Kartoo
Como argumentos podem ser usados tanto 'sistemas de gestão de conhecimento' como 'knowledge management system'.
SGC do U.S. State Department
November 2, 2001 - Collaboration
http://www.fleabyte.org/eic-1.html#2AF
http://www.nwfusion.com/news/2001/1029collaboration.html
U.S. State Department seeks to improve knowledge management system
The Overseas Presence Interagency Collaboration System, software designed in response to the 1998 bombings of U.S. embassies in Kenya and Tanzania, is a prime candididate for beefing up urgently needed co-operation between some 40 government agencies. The State Department's Chief Information Officer, Fernando Burbano, is quoted as saying, "We want to go to a virtual knowledge management system that's secure. It's going to be available at the classified and unclassified levels." Last April, the Department allocated $17 million for a prototype and pilot test of the system as part of his agenda to upgrade its network infrastructure. [source NewsWorldFusion]
ArsDigita Community System
http://www.assureconsulting.com/articles/arsdigitaone.shtml
Our shareholder vote happened to occur on the same day that CNET carried a story about how ArsDigita would henceforth abandon its open-source strategy in favor of traditional licensed software and how Philip Greenspun, the "former chairman", had left the company. The next morning, April 6, a courier arrived at 80 Prospect Street (ArsDigita HQ) with a letter for Allen notifying him that he'd been demoted from "President and CEO" to "President".
An Introduction to Open Source Communities
http://www.blueoxen.org/research/00007/
http://www.blueoxen.org/research/00007/BOA-00007.pdf
Open source software communities are one of the most successful-and least understood-examples of high-performance collaboration and community-building on the Internet today. Other types of communities could benefit enormously from understanding how open source communities work.
This report describes what open source communities are and how they work.
In particular, it addresses the following questions:
- What is the open source landscape as a whole? How many projects exist, what kinds of software do these projects develop, and how many people are involved with these projects?
- What are the demographics of those who participate in these communities? Why do they join, and how long do they stay? How do they interact with each other?
- How do open source communities work? What are the patterns of collaboration within successful open source communities?
In examining these questions, this report discusses existing, relevant research, and presents original case studies of two open source projects: TouchGraph and SquirrelMail. It identifies some patterns of collaboration that both of these projects share, and describes how these patterns might apply to other types of communities. Finally, it reviews what is not yet well understood about open source communities, and proposes several paths for further research.
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NelsonFerraz,
GregorioIvanoff - 03 Jul 2003
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