Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.OcultacaoDeInformacaor1.1 - 03 Jan 2022 - 01:31 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - A ocultação de informações serve como um critério eficaz para dividir qualquer peça de equipamento, software ou hardware em módulos de funcionalidade. Por exemplo, um carro é um equipamento complexo. Para tornar o projeto, a fabricação e a manutenção de um carro razoáveis, a peça complexa do equipamento é dividida em módulos com interfaces específicas que ocultam as decisões de design. Ao projetar um carro dessa maneira, um fabricante de automóveis também pode oferecer várias opções, ao mesmo tempo em que mantém um veículo econômico de fabricar.

Por exemplo, um fabricante de automóveis pode ter uma versão de luxo do carro, bem como uma versão padrão. A versão de luxo vem com um motor mais potente do que a versão padrão. Os engenheiros que projetaram os dois motores de carro diferentes, um para a versão de luxo e outro para a versão padrão, fornecem a mesma interface para ambos os motores. Ambos os motores se encaixam no compartimento do motor do carro, que é o mesmo entre as duas versões. Ambos os motores têm a mesma transmissão, os mesmos suportes de motor e os mesmos controles. As diferenças nos motores são que a versão de luxo mais potente tem um deslocamento maior com um sistema de injeção de combustível que é programado para fornecer a mistura ar-combustível necessária para o motor de cilindrada maior.

Além do motor mais potente, a versão luxo também pode oferecer outras opções como um melhor rádio com CD player, bancos mais confortáveis, melhor sistema de suspensão com pneus mais largos e várias cores de pintura. Com todas essas mudanças, a maior parte do carro é igual entre a versão padrão e a versão de luxo. O rádio com CD player é um módulo que substitui o rádio padrão, também um módulo, do modelo luxo. Os assentos mais confortáveis ​​são instalados nas mesmas montagens dos assentos que os tipos padrão de assentos. Se os assentos são de couro ou plástico, oferecem suporte lombar ou não, não importa.

Os engenheiros projetam o carro dividindo a tarefa em partes do trabalho que são atribuídas às equipes. Cada equipe, então, projeta seu componente de acordo com um determinado padrão ou interface, o que permite a flexibilidade da equipe no projeto do componente e, ao mesmo tempo, garante que todos os componentes se encaixem.

Os fabricantes de veículos automotores freqüentemente usam a mesma estrutura central para vários modelos diferentes, em parte como uma medida de controle de custos. Essa "plataforma" também fornece um exemplo de ocultação de informações, uma vez que a planta baixa pode ser construída sem saber se será usada em um sedã ou um hatchback.

Como pode ser visto por este exemplo, a ocultação de informações fornece flexibilidade. Essa flexibilidade permite que um programador modifique a funcionalidade de um programa de computador durante a evolução normal à medida que o programa de computador é alterado para melhor atender às necessidades dos usuários. Quando um programa de computador é bem projetado, decompondo a solução do código-fonte em módulos usando o princípio de ocultação de informações, as mudanças evolutivas são muito mais fáceis porque as mudanças são tipicamente locais em vez de mudanças globais.

Os carros fornecem outro exemplo disso na forma como se relacionam com os motoristas. Eles apresentam uma interface padrão (pedais, roda, câmbio, sinais, medidores, etc.) na qual as pessoas são treinadas e licenciadas. Assim, as pessoas só precisam aprender a dirigir um carro; eles não precisam aprender uma maneira completamente diferente de dirigir cada vez que dirigem um novo modelo. (Concedido, existem transmissões manuais e automáticas e outras diferenças semelhantes, mas, no geral, os carros mantêm uma interface unificada) (Wikipedia).


Palavras-chave: pontos de risco


English: information hiding


Information hiding. Available from < https://en.wikipedia.org/wiki/Information_hiding >. access on 12 May 2020.

-- GregorioIvanoff - 03 Jan 2022
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback