Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.IrrigacaoPorGotejamentor1.2 - 14 Jul 2023 - 16:04 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
A irrigação por gotejamento é um tipo de sistema de microirrigação que tem o potencial de economizar água e nutrientes, permitindo que a água goteje lentamente até as raízes das plantas, seja acima da superfície do solo ou enterrada abaixo da superfície. O objetivo é colocar a água diretamente na zona da raiz e minimizar a evaporação. Os sistemas de irrigação por gotejamento distribuem a água através de uma rede de válvulas, canos, tubulações e emissores. Dependendo de quão bem projetado, instalado, mantido e operado, um sistema de irrigação por gotejamento pode ser mais eficiente do que outros tipos de sistemas de irrigação, como irrigação de superfície ou irrigação por aspersão.

No processo de irrigação por gotejamento, a água e os nutrientes são distribuídos pelo campo em tubos chamados “linhas gotejadoras” com unidades menores conhecidas como “pingadores”. Cada gotejador emite gotas contendo água e fertilizantes, resultando na aplicação uniforme de água e nutrientes diretamente na zona radicular de cada planta, em todo o campo. O sistema de irrigação por gotejamento fornece água para a cultura usando uma rede de linhas principais, sub-rede e linhas laterais com pontos de emissão espaçados ao longo de seus comprimentos. Cada orifício do gotejador/emissor fornece uma aplicação uniforme medida e precisamente controlada de água, nutrientes e outras substâncias de crescimento necessárias diretamente na zona da raiz da planta.


Palavras-chave: gerenciamento de água


Blecher, Bruno. A tecnologia agrícola que planta pomares no deserto: Aos 75 anos, Israel é um dos líderes mundiais em ciência e inovação, mas pouco avançou na paz com os palestinos. "[...] soluções de gotejamento e micro irrigação [...] necessidase de desenvolver tecnologias capazes de assegurar a produção de alimentos em pleno deserto. [...]". Disponível em < https://www.poder360.com.br/opiniao/a-tecnologia-agricola-que-planta-pomares-no-deserto/ >. Acesso em 14 jul. 2023.

Constro Facilitator. Different types of water management methods. Available from < https://constrofacilitator.com/different-types-of-water-management-methods/ >. access on 12 July 2023.

-- GregorioIvanoff - 12 Jul 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback