Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Gastosr1.4 - 28 Oct 2021 - 00:34 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
[8 out. 2021, Wikipedia, Economia da felicidade] Investigadores das universidades da Virginia, da British Columbia e de Harvard publicaram um estudo em 2011 após a análise de inúmeros trabalhos académicos em resposta a uma aparente contradição: "Quando solicitados para fazer um balanço das suas vidas, as pessoas possuidoras de mais dinheiro relatam que estão muito mais satisfeitas. Mas quando se lhes perguntou quão felizes estavam no momento, as pessoas com mais dinheiro pouco se diferenciavam dos que tinham menos." Publicado com o título "Se o dinheiro não te faz feliz, então provavelmente não estás a gastá-lo bem", o estudo incluiu as seguintes oito recomendações gerais:

  • Gaste dinheiro em "experiências" em vez de em bens físicos.
  • Doe dinheiro a outros, incluindo a instituições de caridade, em vez de gastá-lo unicamente em si mesmo.
  • Gaste pequenas quantidades de dinheiro em muitos, pequenos e temporários prazeres e não em menos frequentes e mais dispendiosos.
  • Não gaste dinheiro em "extensão de garantias e outras formas inflacionadas de seguro".
  • Altere a mentalidade de "Consuma agora, pague depois" para "Pague agora, consuma depois".
  • Seja circunspecto sobre as consequências no futuro de uma compra feita com antecedência.
  • Em vez de comprar produtos que proporcionam o "melhor negócio", faça compras tendo em vista o que irá melhorar o bem-estar.
  • Procure a opinião de outras pessoas que têm experiência prévia de um produto antes de o comprar.


Aprendizado e crescimento: mudança em iniciativa


Palavras-chave: felicidade interna bruta, impacto em valor, rendimento individual, cidades infelizes, surpresas, dignidade, felicidade, iniciativa, mudança, dinheiro


English: spendings


Economia da felicidade. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_felicidade >. Acesso em 29 set. 2021.

Felicidade Interna Bruta. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Felicidade_Interna_Bruta >. Acesso em 29 set. 2021.

Pais, Ana. (@_anapais). O que podemos aprender com a ideia de felicidade dos astecas? BBC News Mundo, 30 março 2019. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/geral-47616504 >. Acesso em 27 out. 2021.

Rozanne Larsen (15 de Setembro de 2011). Harvard Kennedy School's Shorenstein Center and the Carnegie-Knight Initiative, ed. «If money doesn't make you happy, then you probably aren't spending it right». Journalist's Resource

Singh, Akanksha. Como a 'terapia financeira' pode mudar nossa relação com o dinheiro. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-57968454 >. Acesso em 23 ago. 2021.

Vincenti, Marcel. Finlândia é o país mais feliz do mundo? Brasileiros que moram lá se dividem. "[...] 'Apreciamos as pequenas coisas do nosso dia a dia [...] Abraçamos a vida como ela se apresenta' [...]". Disponível em < https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/09/30/finlandia-e-o-pais-mais-feliz-do-mundo-brasileiros-que-moram-la-se-dividem.amp.htm >. Acesso em 30 set. 2021.

-- GregorioIvanoff - 08 Oct 2021
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback