Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.EconomiaCircularr1.5 - 26 Apr 2024 - 10:38 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
"[...] conceito por meio de quatro dimensões principais.

A primeira dimensão envolve estabelecer limites para o consumo de recursos naturais. Isso significa determinar, primeiro, até que ponto podemos utilizá-los e, depois, o quanto podemos reutilizar o que produzimos a partir deles, em vez de descartar ambos sistematicamente. Esse olhar se traduz, frequentemente, em metas e gestão consciente para o uso sustentável de água, por exemplo.

Aproveitar ao máximo e com eficiência os recursos disponíveis é a segunda dimensão, bastante alinhada à sustentabilidade financeira das próprias companhias. A terceira é a regeneração, que envolve, por exemplo, o uso de biomassa e outras fontes renováveis de energia limpa cujo uso contribua para a recuperação do meio ambiente. Por esta frente, pode-se devolver à natureza parte do que foi retirado dela, contribuindo para um ciclo mais sustentável. Por fim, a quarta dimensão é justamente a circularidade, que envolve a reutilização de produtos e recursos, criando um ciclo em que os materiais são usados repetidamente – como ocorre na reciclagem. [...] (Bruno; Cedraz, 2023)


Processo: biosfera


Palavras-chave: perfil político, economia, pontos


English: circular economy


Resultados: zeladoria da água


Bruno, Flávio; Cedraz, Edson. Quando e como se preparar para a economia circular De acordo com o levantamento “The Global Circularity Gap” da Deloitte, em 2018, cerca de 9% dos recursos produzidos eram reaproveitados, o número caiu para 7.2% em 2022 - o que levanta um alerta sobre o reaproveitamento de materiais, sustentabilidade e circularidade. Disponível em < https://exame.com/esg/quando-e-como-se-preparar-para-a-economia-circular/amp/ >. Acesso em 16 ago. 2023.

Jornal da USP. Brasil deve retomar protagonismo no cenário ambiental com novo plano de transição ecológica: Segundo Pedro Luiz Côrtes, o projeto representa uma série de ações que já estão sendo desenvolvidas pelo atual governo. "[...] diferentes eixos: transição energética, bioeconomia, adaptação da infraestrutura às mudanças climáticas, finanças sustentáveis, adensamento tecnológico do setor produtivo e economia circular. [...]". Disponível em < https://jornal.usp.br/radio-usp/brasil-deve-retomar-seu-papel-de-protagonista-no-cenario-ambiental-com-novo-plano-de-transicao-ecologica/ >. Acesso em 24 jul. 2023.

Moióli, Julia. Aprovação de política pública pode acelerar economia circular no Brasil. Disponível em < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/04/25/aprovacao-de-politica-publica-pode-acelerar-economia-circular-no-brasil.htm >. Acesso em 26 abr. 2024.

-- GregorioIvanoff - 23 Jul 2023
to top


You are here: Ilanet > Pontos > 2023 > FinancasSustentaveis > EconomiaCircular

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback