Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.CadeiaDeAbastecimentor1.2 - 25 Jan 2024 - 11:34 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Cadeia de abastecimento se refere a todos os processos, organizações e indivíduos envolvidos na transformação de matérias-primas em produtos acabados e na sua entrega aos clientes. A indústria da moda tem uma cadeia de abastecimento mundial complexa notoriamente difícil de se rastrear. Por exemplo, matérias-primas têm origem em um país, mas provavelmente são transformadas em fios em outro, e depois serão despachadas para serem tecidas e transformadas em tecido em outro lugar e depois transportadas para acabamento em ainda outro local, novamente diferente de onde o produto final será fabricado. A rápida mudança para a fabricação offshore desde a década de 1990 significa que a maioria desses processos agora tipicamente ocorrem longe da localização geográfica da empresa que faz a encomenda e seu mercado alvo, e portanto os produtos acabados são despachados novamente para onde serão vendidos. Essa prática remove o controle imediato sobre a fabricação, dilui a responsabilidade por seus impactos sociais e ambientais, e leva a cadeias de abastecimento longas e opacas que fazem com que a transparência completa seja difícil de ser atingidad. Assim, sem transparência é impossível melhorar as práticas prejudiciais ambientais e sociais na produção da moda (Vogue, 2021).


Palavras-chave: práticas prejudiciais


Vogue. Glossário da Moda Sustentável: impactos sociais, culturais e econômicos. Um guia on-line para entender mais sobre moda ecologicamente consciente e o papel da indústria fashion na crise climática, 26 Nov 2020. Atualizado em 29 Mar 2021. Disponível em < https://vogue.globo.com/premio-muda/noticia/2020/11/glossario-da-moda-sustentavel-impactos-sociais-culturais-e-economicos.html >. Acesso em 22 jan. 2024.

-- GregorioIvanoff - 25 Jan 2024
to top


You are here: Ilanet > Cultura > GestaoDoConhecimento > Praticas > PraticasPrejudiciais > CadeiaDeAbastecimento

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback