Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.PaisesEmAvaliacaor1.2 - 05 Feb 2023 - 03:23 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
"[...] Como funciona?

O método consistiu na avaliação de 100 países, desenvolvidos e emergentes. Cada um desses países recebeu notas em nove itens, que avaliaram diversos indicadores em três áreas diferentes: fatores econômicos, financeiros e sociais.

Para mensurar o desenvolvimento financeiro, avaliaram-se dados referentes à nota de crédito do país, à moeda e ao tamanho do mercado acionário como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) ─ para se perceber quão desenvolvido e importante o mercado de ações é.

Na questão econômica, levou-se em conta o tamanho da população, o PIB per capita e competitividade, que incluiu avaliações sobre infraestrutura, mercado de trabalho e produtividade.

Em relação aos indicadores sociais, foram analisados o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que avalia educação, saúde e bem-estar de países; o Índice da Economia do Conhecimento (IEC) do Banco Mundial, e uma mistura de indicadores de liberdades civis e direitos políticos. [...]" (BBC, 2015).


Palavras-chave: grau de investimento, mercados emergentes


BBC. Novo método para classificação de países acaba com conceito de 'emergentes', 19 agosto 2015. Disponível em < http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150814_economia_paises_hb >. Acesso em 15 set. 2015.

Reuters. Fitch melhora perspectiva para nota do Brasil para estável, mas mantém rating em BB-: Agência estima que a forte redução na proporção da dívida pública em 2021 sobre o PIB seja seguida de outra ligeira queda este ano. A nota de crédito soberano atribuída ao Brasil pela Fitch está no chamado grau especulativo (abaixo do chamado grau de investimento). A agência S&P também mantém o Brasil nessa faixa, com "rating" "BB-", assim como a Moody's, que confere nota "Ba2", 14/07/2022. Disponível em < https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/07/14/fitch-melhora-perspectiva-para-nota-do-brasil-para-estavel-mas-mantem-rating-em-bb-.ghtml >. Acesso em 20 ago. 2022.

Rodrigues, Douglas. Entenda os prós e contras da entrada do Brasil na OCDE: Participação no grupo impulsiona reformas e deve fazer economia ter adicional de crescimento de 0,4% ao ano. O Brasil é 1 dos 6 candidatos a iniciar o processo de entrada na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2022. O organismo internacional reúne 38 países, entre os mais ricos do mundo. Disponível em < https://www.poder360.com.br/economia/entenda-os-pros-e-contras-da-entrada-do-brasil-na-ocde/ >. Acesso em 22 ago. 2022.

-- GregorioIvanoff - 22 Aug 2022
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback