Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.EscritoriosEmOperacaor1.3 - 24 Jul 2018 - 23:23 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Quantos circuitos são necessários para alimentar todos os equipamentos e dispositivos de uma instalação elétrica?


O número necessário de circuitos para alimentar todos os equipamentos e dispositivos de uma instalação elétrica pode variar bastante. Muitos parâmetros podem ser considerados e a seleção desses parâmetros é que vai determinar o número de circuitos.

A consulta a um profissional qualificado é altamente recomendável e vantajosa nesses casos, já que para a adequada seleção pode implicar na eficiência de custos.


Quantos circuitos sao necessários para cada grupo de usuários?


Os circuitos podem ser divididos de acordo com os tipos de cargas: impressão, informática, informação, eletrodomésticos, iluminação, segurança, tomadas, ar condicionado, comunicações, rede de dados etc.

O mapa de circuitos de uma instalação elétrica pode conter, pelo menos, as seguintes informações: identificação do quadro elétrico, grupos de usuários, tipos de cargas, proteções (disjuntores, fusíveis etc.), circuitos, áreas específicas, cargas e respectivas quantidades, tensão, potência, ponto de trabalho, usuários.


O que são grupos de usuários em instalações elétricas?


A alimentação de equipamentos e outros dispositivos em instalações elétricas depende de circuitos de distribuição de energia.

Em escritórios e outras instalações, os usuários se agrupam em áreas específicas como departamentos ou 'ilhas'. Como a capacidade de distribuição de energia dos circuitos é limitada, muitas vezes é necessário instalar mais de um circuito para alimentar equipamentos e dispositivos.

Além disso, o comportamento e as demandas de consumo de energia de equipamentos e outros dispositivos como computadores, impressoras, centrais telefônicas, máquinas de reprodução de cópias e muitos outros é diferente e em geral exige circuitos de características diferentes.

Assim, para o mesmo grupo de usuários é conveniente projetar circuitos específicos para computadores ou impressoras (equipamentos eletrônicos) e para circuitos de uso geral como iluminação ou aparelhos de ar condicionado. A separação de circuitos deve seguir orientações mais detalhadas de normas técnicas. As recomendações indicadas aqui se referem a boas práticas de instalações elétricas e segmentação de cargas.


Que vantagens a elaboração de um banco de dados de cargas traz para a operação da empresa?


Aprendizado e crescimento: grupos de usuários, pontos de trabalho, desenvolvimento


Palavras-chave: banco de dados de cargas, operação de escritórios, segmentação de cargas, quadros elétricos, instalações elétricas, infraestrutura


Resultados: ActionLink

-- GregorioIvanoff - 26 Apr 2012
to top


You are here: Express > WebLeftBar > Solucoes > InstalacoesEletricas > EscritoriosEmOperacao

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback