Objetivos
Provocar a reflexão sobre a relação capital e conhecimento. Identificar, reconhecer e avaliar resultados de processos de aquisição, geração, armazenamento e difusão do conhecimento individual, organizacional e social. Debater estratégias de gestão empresarial intensivas em conhecimento nas sociedades atual e emergente.
Aprendizagem na Prática
Identificar métodos de avaliação e de busca de resultados no desenvolvimento de "produtos e serviços" intensivos em conhecimento, considerando, entre outras possibilidades, confiança, identidades, informação, aprendizagem e organização;
Identificar atividades profissionais intensivas em conhecimento e caracterizar
agentes de conhecimento envolvidos na sua execução;
Selecionar e integrar arquiteturas, métodos, processos e ferramentas na promoção de iniciativas de gestão de conhecimento;
Propor alternativas e possibilidades de métodos econômicos com atividades intensivas em conhecimento;
Descrever sujeitos, objetos, atores, agentes, contexto,
organização e
partes interessadas, observando situações em que possam ocorrer falhas;
Participar, quando apropriado, da elaboração de projetos de intervenção no
sistema de conhecimento.
Envolvendo o público-alvo
A
identificação das partes interessadas deve considerar a possibilidade de organização de níveis de comunicação e de descontinuidades em hierarquias de informação. Pessoas, empresas, instituições e comunidades em comunicação sustentável podem abrir caminhos para elaborar sobre temas como
responsabilidade social empresarial.
Contexto da Gestão do Conhecimento | Contexto em organização, Visão do conhecimento em organização |
Visão | Comunicação, Informação e Conhecimento |
Etapas, levantamento, informações relevantes, oficina da organização | Pessoas, instituições, entidades, grupos, microcomunidades |
A universidade, o programa educacional, a coordenação acadêmica e o agente de conhecimento | |
| Economia do Conhecimento |
Prática, produção, elaboração, representação, comunicação, mensuração | Mapas de conhecimento, mapas estratégicos, mapas conceituais |
Avaliação, realização, testes, inventários | Estilos de aprendizagem, carreira, criatividade, personalidade |
Competências do Agente de Conhecimento |
Aprendendo a ouvir |
O processo de aprendizagem |
Competência, Habilidade e Conhecimento |
Competências Técnicas, Cognitivas e Relacionais |
Aperfeiçoamento da Percepção |
Plano de Auto-Desenvolvimento Pessoal |
Arquiteturas, Métodos, Processos e Tecnologias | JACOBSON |
Competência para o auto-didatismo | |
A preparação de um elenco de competências para a gestão do conhecimento | |
A capacidade de lidar com metáforas, analogias e modelos | |
A capacidade de estimular a observação, a reflexão e a ação | Mediação |
Conhecimento tácito e explícito |
A espiral de criação do conhecimento |
Tecnologias utilizadas para cada uma das fases do ciclo de criação do conhecimento |
Conversão de conhecimento |
Química entre especialistas e clientes |
Alavancagem Operacional |
Plano de desenvolvimento do conhecimento na empresa |
Plano de relacionamento com comunidades |
Revisão do perfil / currículo do agente de conhecimento |
Competências chave, ativos estratégicos, estratégia de gestão, referências e reconfiguração de referências |
Acordo coletivo de compromissos |
Aprender a aprender |
O Scorecard de Gestão de Conhecimento |
Os níveis pessoal, da empresa e das comunidades |
Palavras-chave:
mudança organizacional em educação,
educação em mudança organizacional,
programa educacional em objetivos,
perfil em educação,
negócios em conhecimento,
ensino em conhecimento
--
GregorioIvanoff - 30 Mar 2019
to top