Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.VariedadeDeGenerosr1.2 - 05 Jan 2024 - 14:40 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Atenção: tradução simplificada do texto indicado a seguir. O link para o texto original está indicado e pode ser traduzido com a opção disponível no navegador.


Bonazzo, John. A Biology Teacher Just Destroyed Every Excuse for Transphobia With Cold, Hard Facts: A biology teacher posted a status pointing out the wide variety of genders in the human and animal kingdoms, 03/03/17. Available from < https://observer.com/2017/03/transgender-facebook-troll-biology-sexuality/ >. access on 7 April 2023.


Um professor de biologia acabou de destruir todas as desculpas para a transfobia com fatos frios e duros

Um professor de biologia postou um status apontando a grande variedade de gêneros nos reinos humano e animal.


Por John Bonazzo • 03/03/17 13h09


Desde que o presidente Donald Trump rescindiu uma ordem do governo Obama que exigia que escolas em todo o país permitissem que alunos transgêneros usassem qualquer banheiro que escolhessem, muitos estados e municípios reafirmaram seu apoio à comunidade transgênero. As empresas de tecnologia também estão participando – hoje o Yelp introduziu um filtro de pesquisa que indica se um estabelecimento tem ou não banheiros neutros em termos de gênero.

E agora, até os cientistas estão lutando contra os trolls de transgêneros.

Ontem à noite, a usuária do Facebook Grace Ann (nome verdadeiro Grace Pokela), professora de biologia na Arlington High School em Lagrangeville, Nova York, viu este meme postado com a legenda “Em uma espécie sexual, as fêmeas têm dois cromossomos X e os machos têm um X e a Y, não sou fanático, é apenas ciência”:

[...]

Por ser bióloga, Grace estava bem equipada para responder – então ela postou um status abrindo vários buracos na lógica do meme transfóbico:

[...]

Não surpreendentemente, cada um dos princípios científicos que Grace cita é verdadeiro:

  • Os insetos usam um sistema de determinação do sexo XO, enquanto as aves usam o sistema ZW .
  • O sexo de um réptil é pelo menos parcialmente determinado pela temperatura na qual o ovo se desenvolve.
  • Os platelmintos transferem o esperma por meio de um processo chamado esgrima do pênis [...].
  • Nas colônias de peixes-palhaço, a dominância é baseada no tamanho, sendo a fêmea a maior e o macho o segundo maior. Se a fêmea morrer, o macho ganha peso e se torna a fêmea daquele grupo.
  • Outras espécies de peixes assumem atributos femininos durante o acasalamento e liberam esperma no processo.
  • Fungos como bolores e cogumelos têm 36.000 sexos .

Os seres humanos também exibem uma ampla gama de comportamentos sexuais que Grace discute:

  • A deficiência de 5-alfa-redutase é uma condição real (embora rara), na qual mulheres jovens desenvolvem um pênis durante a puberdade.
  • A síndrome de insensibilidade androgênica é uma condição intersexual na qual uma pessoa geneticamente masculina é resistente aos hormônios masculinos. Como resultado, a pessoa tem algumas ou todas as características físicas de uma mulher, mas a composição genética de um homem.
  • O gene SRY está envolvido no desenvolvimento sexual masculino – sem ele, os fetos podem ser geneticamente masculinos (com cromossomos XY), mas ter um corpo feminino. O mesmo ocorre nas mulheres (com cromossomos XX), que podem desenvolver um corpo masculino sem o gene SRY.
  • Os homens XXY são estéreis, com testículos pequenos, enquanto as mulheres com apenas um cromossomo X (uma condição chamada síndrome de Turner) são inférteis e não passam pela puberdade. Homens com dois cromossomos X (chamados de síndrome de Klinefelter) são mais altos, com maior risco de câncer de mama e osteoporose.

A postagem já foi compartilhada quase 8.000 vezes e recebeu quase 10.000 curtidas.

Pokela disse ao Observer que, como muitas pessoas, ela se tornou mais politicamente consciente após a eleição de Trump e, portanto, o post transfóbico a deixou mais furiosa.

“Os fatos se tornaram tão nebulosos recentemente”, disse Pokela em um e-mail. “Ver alguém jorrando tanta raiva contra um grupo verdadeiramente oprimido me deixou muito chateado. Usar falsidades para promover o ódio só me irritou.”

Outros membros da comunidade científica (que já marcharam contra Trump e planejam fazê-lo novamente) também elogiaram a resposta detalhada de Grace. Alguns dos comentários mais notáveis incluem “Gostaria que tudo isso coubesse em um adesivo de para-choque” e “Se você acha que XX e XY são os dois únicos indicadores de sexo … então você é um tolo de mente estreita”.


English: variety of genders

-- GregorioIvanoff - 07 Apr 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback