Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.InovacaoTecnologicar1.4 - 05 Jul 2021 - 03:28 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Tecnologia, Inovação e Sociedade

Milton de Abreu Campanário

http://www.campus-oei.org/salactsi/milton.htm


Atualmente é impossível entender o funcionamento das economias capitalistas sem considerar o progresso técnico. Mais do que nunca, o entendimento de como a tecnologia afeta a economia é vital para a compreensão do crescimento da riqueza dos países e dinâmica das sociedades contemporâneas. Os processos de globalização trazem inúmeros desafios relacionados diretamente a este tema. O esforço tecnológico possui várias dimensões críticas e, ao analisar a origem e a natureza das inovações, muitos autores concluem que as inovações transformam não apenas a economia, mas afetam profundamente toda a sociedade. Elas modificam a realidade econômica e social, além de aumentarem a capacidade de acumulação de riqueza e geração de renda. O presente texto apresenta, de forma sumária, as principais contribuições da teoria econômica para o entendimento da inovação tecnológica e sua relação com a dinâmica de crescimento econômico e seus efeitos sobre a sociedade. O trabalho realça a importância dos Sistemas Nacionais de Inovação como conceito fundamental para o entendimento da inovação tecnológica nas sociedades contemporâneas.

Dentro desse conceito, é desenvolvido um modelo para atuação dos Institutos de Pesquisa Tecnológica. Objetiva-se aproximar tais instituições das demandas por inovação das empresas e mesmo do setor público. Tal proposta advém da necessidade de revisar conceitos e práticas num ambiente em profunda transformação. De fato, com o vigoroso processo de transformação de base tecnológica em curso, promovido principalmente pela abertura de sua estrutura produtiva à competição internacional e pela revisão do papel das instituições públicas de fomento e de execução de desenvolvimento tecnológico, torna-se imperioso rever modelos e formas de gestão da tecnologia empregada pelas entidades públicas e empresas. Isso implica em também revisar a estrutura de fomento e de oferta de tecnologia e serviços associados, particularmente aquela de origem de doméstica, de institutos e universidades.

[...]

-- GregorioIvanoff - 14 Oct 2007


Aprendizado e crescimento: negócios em balanço


Palavras-chave: inovação, pesquisa


Perspectivas em transformação - Assistência e certificação para Reivindicações em prática, 1 mar. - 30 nov. 2021: R$ 100,00 - valor mensal para serviços relacionados à atividade (assistência, certificação). Interessados devem entrar em contato por mensagem com Gregorio Bittar Ivanoff.

-- GregorioIvanoff - 23 Jan 2021
to top


You are here: Agora > Mercados > Inovacao > InovacaoTecnologica

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback