Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.HabilitacaoEmResilienciar1.5 - 01 May 2020 - 23:24 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Resiliência é uma qualidade variável associada ao comportamento e à motivação para conviver com desafios. Pode ser utilizada para abordar o comportamento em mudanças. Trata-se de valor que envolve tanto a racionalização como os comportamentos automáticos. Está presente em práticas sociais, estratégias e processos organizacionais.

VON KROGH et al. (2001) afirmam que empresas são inovadoras quando adotam estratégias e iniciativas com foco no conhecimento como processo e em novos conhecimentos. Já HAMEL e VÄLIKANGAS (2003, p. 61) entendem que uma empresa pode ser operacionalmente eficiente e estrategicamente ineficiente. Mesmo maximizando a eficiência de programas e processos existentes, a empresa ainda pode cometer falhas nas situações em que precisa encontrar e financiar ideias e iniciativas não convencionais, que poderiam proporcionar retornos ainda maiores.

As empresas podem obter benefícios se, além de aprimorar sua eficiência operacional, desenvolverem e articularem competências e capacidades organizacionais, provocando mudanças intencionais e planejadas em seus modelos de negócios.

Seguindo o modelo balanced scorecard, as estratégias de empresas podem ser representadas em perspectivas.

Seguindo este modelo, capacidades organizacionais poderiam ser representadas na perspectiva de processos internos. Já as competências humanas ou individuais seriam representadas na perspectiva de aprendizado e crescimento.

Estas perspectivas estão relacionadas entre si e são as duas primeiras. O modelo inclui também as perspectivas de clientes (pode ser interpretada como envolvidos ou partes interessadas) e financeira (pode ser interpretada como sustentabilidade).

Competências humanas devem sustentar e reforçar capacidades organizacionais. As empresas devem promover ativamente a coordenação entre competências humanas e capacidades organizacionais. (adaptado a partir de LAHTI, 1999).


Processo: iniciativas inovadoras


Aprendizado e crescimento: resiliência em cognição


Palavras-chave: mudanças em modelos de negócios, resiliência operacional em inovação, movimento em cognição, mudanças


Keywords: cohousing


O que é resiliência? Disponível em < http://www.gcnbrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=139:oqresili&catid=1:latest-news&Itemid=50 >. Acesso em 18 jan. 2013.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+neg%C3%B3cios+habilita%C3%A7%C3%A3o+%22em+resili%C3%AAncia%22&btnG=Pesquisar

-- GregorioIvanoff - 19 Jan 2013
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback