Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.EcossistemasMarinhosr1.1 - 28 Oct 2023 - 14:52 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Palavras-chave: baleia em avistamento, bioluminescência


Bahl, Ada. Florianópolis tem espetáculo brilhante da água azul e impressiona moradores: Fenômeno azul de tirar o fôlego aconteceu na noite de quinta-feira (26); biólogo explica como o 'espetáculo das águas' se forma. "[...] biólogo Leonardo Rorig [...] 'Eventos de chuvas intensas empurram uma grande quantidade de poluentes e matéria orgânica das áreas urbanas para o mar. Isso cria uma condição chamada estratificação da coluna de água, onde ela se torna mais doce e estagnada, o que favorece o crescimento dessas microalgas com flagelos que sobem à superfície para se alimentar dos detritos.' [...] O biólogo também aponta que esse fenômeno é uma espécie de indicador ambiental. 'Essas algas não são perigosas por si só, mas sua proliferação pode estar relacionada a um certo grau de contaminação por poluentes. Portanto, é importante que estejamos atentos à qualidade da água e aos impactos da poluição em nossos ecossistemas marinhos'". Disponível em < https://ndmais.com.br/meio-ambiente/floripa-espetaculo-agua-azul-brilhante/ >. Acesso em 28 out. 2023.

-- GregorioIvanoff - 28 Oct 2023
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback