Contribuições para a Modelagem de um Ambiente Inteligente de Educação baseado em Realidade Virtual
Luis Alberto Alfaro CASAS
http://www.eps.ufsc.br/teses99/casas/
O objetivo desta pesquisa é analisar a utilização potencial do computador como ferramenta de ensino/aprendizagem, partindo da idéia de que as atividades contínuas e abertas na educação são necessárias nas organizações educativas, produtivas e de serviços, e de que as novas tecnologias podem contribuir para isto. A base teórica desta pesquisa está centrada no desenvolvimento cognitivo humano, levando em consideração a sua base biológica. Depois de estabelecer o estado de arte do ensino assistido por computador, são apresentadas as características da Realidade Virtual imersiva e suas contribuições na construção do conhecimento. São analisados, também, os ambientes inteligentes para o ensino/aprendizagem, que serviram como fonte de conhecimento para a proposta de um modelo de agente tutor inteligente, cuja arquitetura integra métodos das áreas de pesquisa de STI, computação gráfica e arquitetura de agentes, combinação que resulta em um conjunto único de capacidades. Finalmente, são estabelecidas as conclusões e sugestões da pesquisa.
Palavras-chave:
aprendizagem em programas
--
GregorioIvanoff - 14 May 2011
to top